Título: Presidente ignora denúncia e Tércio vai para Infraero
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2005, Nacional, p. A12

O presidente Lula decidiu manter a indicação do técnico Tércio Ivan de Barros para a presidência da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), apesar da resistência da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na segunda-feira, Dilma conseguiu adiar a posse de Tércio, marcada inicialmente para ontem. Ela argumenta que há na Polícia Federal um inquérito que apura supostas irregularidades cometidas por Tércio quando era superintendente do Aeroporto de Guarulhos (SP), em 2002.

Com o impasse, a posse do substituto de Carlos Wilson, que sai para se candidatar a deputado pelo PT em 2006, ficou para a segunda quinzena de agosto. Wilson saiu de férias ontem e só voltará depois do dia 7. Lula lhe disse que quer dar posse a toda a diretoria da Infraero, sem cerimônias picadinhas. Trata-se de uma desculpa até que o impasse seja resolvido.

O nome de Tércio é defendido pelo advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula, e pelo amigo deste, Celso Cipriani, ligado à falida Transbrasil. Há informação no Palácio do Planalto de que o ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner, também é favorável à indicação de Tércio. Mas Jaques Wagner diz que nem o conhece.

Neste ano, os investimentos da Infraero na construção e reforma de aeroportos em quase todos os Estados - São Paulo (Congonhas), Maceió, Macapá, Goiânia e Petrolina, entre outros - são de R$ 700 milhões. O orçamento total da empresa em 2005 é de R$ 2 bilhões.

Carlos Wilson contou ontem como foi todo o processo de escolha do seu substituto. Ele defendia o nome do ex-deputado Airton Soares, expulso do PT em 1985, por ter votado em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. "Disse ao presidente Lula que seria bom ter o Airton Soares por perto, para desfazer velhas feridas do passado. E uma forma seria nomeá-lo para a presidência da Infraero. Eu já o havia nomeado para o conselho de administração da estatal." Na semana passada, Lula conversou com Airton Soares.

MIMO

Na quarta-feira, na viagem para o Recife, Wilson provocou Lula. "Se o senhor escolher o Airton para a Infraero, certamente fará um mimo no governador Jarbas Vasconcellos (PMDB), porque os dois são amigos." Na sexta-feira, Lula deu mostras de que indicaria Airton. Disse isso a vários auxiliares.

Na segunda-feira, até as 13 horas, o nome certo para a Infraero era o de Soares. Mas Lula indicou Tércio, para surpresa de todos. Ao justificar o que tinha feito, disse a Wilson: "Vou fazer o que fiz na Petrobrás e nomear uma pessoa de dentro da Infraero. O Tércio tem 32 anos na empresa." Wilson ainda perguntou se Lula tinha planos para Airton Soares. "Tenho, vou aproveitá-lo no restante das mexidas que pretendo tomar nos próximos dias."