Título: Saturnino, do PT, afirma que não votará em Lula
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2005, Nacional, p. A12

O senador Saturnino Braga (PT-RJ) defendeu ontem no Rio que, diante da crise política, seu partido desista do projeto de reeleição do presidente Lula, a quem classificou como "inseguro". O senador petista surpreendeu os participantes de um debate no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ao declarar que não votaria pela reeleição do presidente. Para Saturnino, a situação do PT é "lastimável" e Lula demonstra, na condução do governo e no comportamento diante da crise, a mesma insegurança que do debate final contra Fernando Collor, em 1989. "Sobrou uma figura arranhada por essa crise, exibindo todo um despreparo, que é mais psicológico do que cultural, informacional. Lula mostrou que é inseguro", disse o senador, que não quis apontar nomes para substituir o presidente na corrida às urnas. Citou Tarso Genro como um bom quadro, mas demonstrou não ter a mesma opinião sobre o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a quem também atribui insegurança diante do "cerco do mercado".

Se a eleição fosse hoje o senhor votaria em Lula?

Se houver uma candidatura Lula e um outro candidato do PSDB, por exemplo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou o governador Geraldo Alckmin, eu voto no Lula. Isso é inegável. Agora, para a reconstrução do PT seria fundamental que se substituísse a liderança do Lula. Ele revelou fraqueza, insegurança, despreparo. O PT deveria ter outro candidato à Presidência.

O PT tem nomes para isso?

Não quero falar em nomes, mas acho que tem. Por exemplo, para a direção nacional do PT foi escolhido Tarso Genro, que é respeitabilíssimo. Não vou dizer que deve ser o Tarso, mas existem outros nomes.

A retirada da candidatura do presidente Lula sem um nome mais forte no PT não poderia dar vantagens a candidatos classificados como aventureiros por setores do partido chegarem ao poder?

Não porque nosso eleitorado já está suficientemente amadurecido para não votar mais em aventureiros. E depois, um partido como o PT, que tem uma estrutura nacional forte, que tem uma base de militância grande, tem condição de fazer uma boa campanha com outro candidato. Se escolher um bom nome alternativo ao de Lula, o PT tem condições de disputar com quem quer que seja.

O relator da CPI dos Correios disse que já há indícios concretos do pagamento do mensalão. O senhor acha que essas evidências estão mais perto de serem comprovadas?

Acredito que se está chegando a isso, sim. As conclusões dependem muito mais da análise dos documentos, que é demorada, do que propriamente dos depoimentos, de onde sai muito pouca coisa.

Mas o senhor acha que a CPI dos Correios vai chegar à conclusão de que o PT pagou deputados por votos na Câmara?

Essa conclusão ainda não se tem, nem de longe. O que há são indícios de que muitos deputados receberam. Agora quais são esses deputados, para que fins eles receberam e quem os pagou, ainda não sabemos. Mas não dá mesmo para afastar nenhuma hipótese, nem mesmo essa (o mensalão).