Título: 'Jean não estava usando jaqueta'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2005, Internacional, p. A14

REVOLTA: Uma das primas do brasileiro morto pela polícia britânica na semana passada por ser confundido com um homem-bomba disse que ouviu da polícia a informação de que Jean Charles de Menezes, de 27 anos, não estava usando uma jaqueta de inverno quando foi baleado. A jaqueta foi um dos motivos que teriam despertado a suspeita de que ele seria um terrorista e, por isso, foi alvejado com oito tiros na estaçaõ de metrô de Stockwell, no sul de Londres. "Não existe isso (da jaqueta)", disse a prima Vivian Figueiredo. Ela e outros três primos de Jean deram uma entrevista coletiva ontem, acompanhados pela advogada que representa a família, Gareth Peirce, e da ativista de direitos humanos Bianca Jagger.

Alex Pereira, primo de Jean, questiona a eficiência da polÍcia britânica em relação a suspeitos de terrorismo. Antes de chegar ao hotel onde foi realizada a entrevista ele disse que deixou suas malas no chão da estação do metrô para comprar o bilhete e não foi abordado por nenhum policial. Cartazes espalhados pelo metrô de Londres pedem que os passageiros não se separem de seus pertences. "A intenção deles era assassinar alguém", acusou Pereira, referendo-se à diretriz do governo britânico para combater ataques terroristas. "Qualquer um de nós pode andar pela rua e levar uma rajada nas costas sem saber por quê."

Os primos de Jean esperam que a polícia divulgue o vídeo que mostra o momento em que ele foi atingido, para tirar todas as dúvidas sobre o ocorrido. "Há muitas perguntas a serem respondidas", afirmou Gareth. Segundo a advogada, que se destacou por defender casos polêmicos envolvendo supostos abusos cometidos por autoridades, não há garantias de que a família do brasileiro receba uma compensação financeira pela morte de Jean Charles de Menezes.

Patrícia da Silva Armani afirmou que a situação de Menezes na Grã-Bretanha era regular. "Meu primo estava legal neste pais. Ele podia trabalhar e estudar aqui." O corpo de Menezes foi repatriado ontem para o Brasil, acompanhado de pareantes. Para amanhã, está prevista uma vigília em homenagem ao brasileiro no final da tarde na Parliament Square. Às 19 horas será rezada uma missa na Abadia de Westminster.