Título: 'Se Legislativo aprovar, Executivo vai cumprir'
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2005, Vida&, p. A18

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirma que não colocará empecilhos para pôr em prática a interrupção da gravidez nos hospitais da rede pública, se o projeto for aprovado pelo Congresso. "O Legislativo determina, o Executivo cumpre", afirmou ao Estado. Felipe acrescenta que, se estivesse no Congresso, tentaria, antes da votação, "aprofundar o debate". A seguir, os principais trechos da entrevista: O sr. é favorável à descriminação do aborto nos primeiros meses de gravidez?

Vamos ver o encaminhamento que a comissão tripartite vai dar ao assunto. Como o tema será tratado no Congresso. Claro que se o Legislativo aprovar, o Executivo vai cumprir. O Legislativo representa a sociedade brasileira. Sou um ministro-deputado e deputado-ministro, dou amplo apoio ao que o Parlamento decidir.

Mas seu lado deputado o que diz sobre o assunto?

Não é um tema fácil. A idéia de massificar o aborto não me agrada à primeira vista. Acho que é preciso ampliar a discussão. A liberação do aborto não foi simples em outros países. Além disso, o tema envolve questões culturais que há tempos estão entranhadas na nossa sociedade, que não se modifica de uma hora para outra. A pesquisa do Ministério da Saúde mostra tal pensamento. Há ainda muita polêmica em torno dessa questão. E isso só se soluciona com muito debate.