Título: Dengue cresce em 19 Estados
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2005, Vida&, p. A16

Até maio, foram registrados no País 107.575 casos da doença, 72 do tipo hemorrágico; 20 pessoas já morreram neste ano

O único vírus da dengue que ainda não existe no Brasil, o sorotipo 4, pode chegar em cinco meses, com o verão. Com quatro sorotipos em circulação, as habituais epidemias da doença deverão ficar ainda mais perigosas. O alerta é feito pelo Centro de Referência da Dengue, de Campos (RJ). O Ministério da Saúde confirma o risco. Até agora, o Brasil tem registro apenas dos sorotipos 1, 2 e 3 da dengue. A chegada do tipo 4 ocorreria por países vizinhos onde ele já existe, principalmente a Venezuela.

"O sorotipo 4 vai entrar no País. É só uma questão de tempo", diz o médico Luiz José de Souza, coordenador do Centro de Referência da Dengue.

Segundo ele, a situação é preocupante porque, com mais um sorotipo em circulação, aumentam as chances de haver dengue hemorrágica, que pode matar. "Cada vez que entra um novo sorotipo, o quadro clínico do doente fica mais grave. Quem teve o tipo 1 uma vez não vai ter mais esse tipo, mas pode ter os outros. E cada infecção seguinte vai vir com mais agressividade que a anterior."

O impacto do surgimento de um sorotipo está sendo sentido em Mato Grosso. O surto que atinge o Estado foi provocado pela chegada, neste ano, do tipo 3, que até então não existia na região. No ano passado, foram registrados 4.194 casos - só um do tipo hemorrágico. Nos primeiros sete meses deste ano, já foram contabilizados 7.629 doentes - 14 com dengue hemorrágica, dos quais 4 morreram.

O Ministério da Saúde reconhece que há a chance de o tipo 4 entrar no Brasil na próxima estação das chuvas - período propício para a reprodução do mosquito da dengue. "O mundo é aberto. Sempre há a possibilidade de chegar um novo sorotipo", diz o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Segundo ele, não existe nenhuma forma específica de combater o novo tipo. "A receita contra todos os sorotipos é a mesma: combater o mosquito transmissor."

Na América Latina, o sorotipo 4 está na Venezuela, na Guiana Francesa e no Peru. No entanto, só a Venezuela tem todos os tipos da dengue. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, foram registrados neste ano 734 casos de dengue hemorrágica entre os venezuelanos. O Brasil, com população seis vezes maior, teve 72 doentes com hemorragia.