Título: Severino quer concentrar apurações
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2005, Nacional, p. A11

Para o presidente da Câmara, o melhor é transferir para a comissão dos Correios a investigação em curso no Conselho de Ética

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), sugeriu ontem reencaminhar todas as denúncias sobre o mensalão feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), hoje apuradas no Conselho de Ética, para a CPI dos Correios. "A CPI tem muito mais poderes para investigar, ir no âmago das questões. O Conselho não pode convocar parlamentares para depor", justificou o deputado. "Acho que seria melhor, fazendo com que esse processo caminhasse mais rápido, com mais eficiência", afirmou Severino. "O Conselho de Ética praticamente faz a mesma coisa, então estamos perdendo tempo. Nós precisamos dar uma claridade para a população, o povo quer saber o que será feito."

O presidente da Câmara disse que todos os que comprovadamente se envolveram com irregularidades sofrerão as conseqüências. "Serão punidos aqueles que tiverem alguma coisa para pagar, cujas denúncias são fundamentadas. Sofrerão as penas segundo os delitos."

Severino ressaltou que sua disposição em aprovar logo a reforma política não está relacionado com os recentes escândalos. "Não tem nada a ver a CPI com a reforma política. A reforma é um a necessidade que a sociedade exige", frisou.

VOTAÇÕES

O deputado enfatizou que no início da próxima semana se reunirá com os líderes das bancadas para retomar as votações. "Faremos como no passado, com o projeto das células-tronco, que estava há dois anos dormindo nas comissões e nós colocamos em votação", afirmou. Severino quer levar a plenário, além da reforma política, a reforma tributária e os projetos relacionados às micro e pequenas empresas.

Severino esteve em São Paulo para ser submetido a vários exames no Hospital Sírio Libanês. Segundo a assessoria de imprensa do deputado, ele está com sinusite aguda e se recupera de um princípio de pneumonia.