Título: Sob pressão, Delúbio depõe amanhã no PT
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2005, Nacional, p. A8

Ex-tesoureiro vai à comissão de ética, mas muitos já querem sua expulsão

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares presta depoimento amanhã à Comissão de Ética do partido sob pressão de vários integrantes da legenda que cobram seu imediato afastamento. "Não há razão para que ele não seja expulso", afirmou ontem o secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini. "Mas é claro que precisamos preservar o processo de apuração na Comissão de Ética, que prevalece sobre a minha opinião." A comissão tem até 19 de setembro para emitir um parecer, mas o presidente Danilo de Camargo promete concluir o processo "o mais rápido possível". Um dos principais focos da comissão é apurar se Delúbio agiu sozinho, como sustenta. Com ajuda do publicitário Marcos Valério, o ex-tesoureiro alega que montou um esquema de caixa dois para financiar despesas do PT. "Esperamos que Delúbio diga toda a verdade dos fatos", declarou Berzoini.

Apenas o Diretório Nacional pode determinar a expulsão. Para isso, deve considerar as recomendações da Comissão. Já na próxima reunião do diretório, entretanto, a cúpula petista voltará a examinar a suspensão sumária do ex-tesoureiro - a pedido de integrantes das correntes de esquerda. Integrantes do Bloco Parlamentar de Esquerda querem ainda suspender os direitos partidários de todos os petistas citados no escândalo do mensalão até o fim das investigações. Estão na mira, entre outros, o ex-ministro José Dirceu (SP) e o deputado João Paulo Cunha (SP).

Nenhum dos parlamentares ou outro petista citado está sendo julgado pela comissão. O presidente do PT, Tarso Genro, já defendeu que eles prestem esclarecimentos, mas Camargo disse que ainda não há pedido formal: "Só agimos por ordem da Executiva e do Diretório."

Hoje, os cinco integrantes da comissão se reúnem para examinar os depoimentos de Delúbio na CPI dos Correios e na Polícia Federal. Até o meio da tarde de ontem, Camargo não havia recebido a defesa prévia, por escrito, do ex-tesoureiro, nem a lista de até 8 testemunhas de defesa. As testemunhas serão ouvidas também no domingo, depois de Delúbio.

Também integram a comissão Luiz Turco, Maria Rosa Lazinho, Vanilda Alves e Luís César Costa. São três integrantes do Campo Majoritário, que domina o partido, e dois da esquerda. As punições possíveis vão desde uma simples advertência até a expulsão. Dentro do PT, há quem duvide que a comissão seja capaz de apontar outros eventuais responsáveis pelo esquema. "Delúbio ainda tem gente próxima para protegê-lo, mas essa expulsão é quase inevitável", afirmou um dirigente.

ELEIÇÕES

O primeiro debate das chapas que disputam a eleição interna do PT em setembro foi esvaziado ontem. Os representantes do Campo Majoritário, Democracia Socialista, o Trabalho e Ação Popular Socialista não participaram do encontro em Campo Grande.