Título: Telemig pagou R$ 145 milhões a agências de Valério
Autor: Carlos Franco, Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2005, Nacional, p. A7

O presidente da Telemig Celular, Ricardo Grau, promete entregar na próxima semana à CPI dos Correios e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - espécie de xerife do mercado de capitais do País - toda a documentação sobre os pagamentos efetuados por sua empresa e também pela Amazônia Celular às agências de publicidade DNA e SMPB, do empresário Marcos Valério. Segundo Grau, esses pagamentos somam, de janeiro de 2000 a março deste ano, R$ 145 milhões, dos quais R$ 112 milhões da Telemig Celular e R$ 33 milhões da Amazônia Celular. Os valores são maiores que os da CPI, que resultam da quebra do sigilo das contas de Valério no Banco do Brasil e totalizam R$ 127 milhões.

As duas operadoras de telefonia celular são controladas pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Os pagamentos - que segundo Grau se referem exclusivamente a serviços prestados na área de publicidade - constituem, até agora, a maior transferência de dinheiro de empresas privadas para as contas do publicitário, suscitando proposta, ainda não votada, de convocação de Dantas para depor na CPI.

"As notas comprovam que os pagamentos foram relativos à compra de espaço nos meios de comunicação, com predominância das emissoras de televisão, em especial a TV Globo", disse Grau. Segundo ele, as agências sempre atenderam as operadoras com a rapidez necessária nesse mercado e têm prestado um "ótimo" serviço. Algumas campanhas chegaram a ser premiadas. "As agências continuam contratadas, tanto que a DNA prepara, neste momento, a campanha para o Dia dos Pais da Telemig."

Segundo Grau, a DNA tem contrato com a Telemig Celular desde a privatização da empresa em 1998 e foi escolhida pelos canadenses da TIW, que participaram do leilão com o Opportunity, após concorrência com outras agências da região de atuação da operadora. "A DNA é responsável pelas campanhas institucionais e de varejo e a SMPB, pelas campanhas dirigidas às empresas." A partir de 2001, a Amazônia Celular, do mesmo grupo controlador, passou a ser atendida também pelas duas agências.

Segundo planilha das operadoras, do montante pago à DNA no 1.º trimestre deste ano, 81% se refere a veiculação, sendo repassado aos meios de comunicação. Na SMPB, a fatia é de 72%. As agências recebem 14% pelo trabalho de mídia. O resto são custos de produção.

"Não ocorreu desvio desse dinheiro para nenhuma outra finalidade", assegurou Grau, salientando que a empresa compromete 2,7% da receita com propaganda, porcentual menor que o dos concorrentes. A Telemig Celular é líder de mercado em Minas Gerais, com 2,8 milhões de usuários de um total de 4,8 milhões. Já a Amazônia Celular, com 1,3 milhão de usuários ativos, tem 29% do mercado.