Título: MP denuncia Valério por destruir provas
Autor: Danilo Jorge
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2005, Nacional, p. A4

Foram também denunciados o contador do publicitário e mais dois

As agências de publicidade SMPB Comunicação e DNA Propaganda já estão sendo duramente afetadas pelas denúncias do "mensalão" - suposto esquema de compra de apoio de parlamentares ao governo - e dos financiamentos irregulares a campanhas eleitorais, escândalos que têm como principal protagonista um de seus sócios, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Ontem, a DNA divulgou nota afirmando que vai demitir 34 de seus 39 funcionários da filial da agência na capital federal.

"Apenas cinco profissionais da empresa continuarão trabalhando normalmente, até a finalização completa de trabalhos ainda em andamento", diz o comunicado da empresa de Marcos Valério.

A medida é justificada pelo cancelamento de contratos públicos atendidos pela filial em Brasília. "Não restou outra alternativa senão reduzir drasticamente suas operações e, conseqüentemente, seu quadro de pessoal", diz outro trecho do documento.

A agência possui 118 empregados e a crise por que passa levou o presidente Francisco Castilho a pedir licença do cargo até o fim do ano. Também foi apresentado formalmente o desligamento da empresa da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap) - a entidade que representa as maiores agências do mercado brasileiro.

SMPB

A SMPB também vai adotar um programa de redução de custos. No início da próxima semana, a empresa anuncia a demissão de parte dos 94 empregados dos escritórios de Belo Horizonte (67) e Brasília (27). A estimativa é que os desligamentos devam atingir 35% desse quadro, o que significaria o corte de 33 profissionais. Mas a agência trabalha também com outros cenários, em discussão.

As demissões vão ocorrer porque, depois de ser envolvida na crise política, os trabalhos que a agência prestava à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ao governo de Minas e ao Ministério do Trabalho foram suspensos.

Segundo a DNA, todos os funcionários demitidos terão seus direitos preservados e garantidos pela agência, que continuará funcionando, por tempo indeterminado, no mesmo endereço e atendendo nos mesmos telefones.

As agências já informaram que estão discutindo a saída de Marcos Valério de seus quadros. O empresário divulgou nota afirmando que todos os cheques das agências eram assinados solidariamente pelos sócios, informação dada também por sua mulher, Renilda, em depoimento à CPI dos Correios.