Título: Luizinho admite que assessor pegou R$ 20 mil
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/07/2005, Nacional, p. A8

BRASÍLIA - José Nilson dos Santos, sacador de R$ 20 mil do Rural, é mesmo assessor parlamentar do deputado Professor Luizinho, conforme o Estado revelou sábado. "Está confirmado", admitiu o parlamentar, que integra a tropa-de-choque do governo Lula na Câmara. O saque foi feito em 23 de dezembro de 2003, em uma agência do Rural na avenida Paulista, em São Paulo.

Nilson trabalha no escritório de Luizinho em Santo André, denominado Núcleo de Estudos Políticos 8 de Março. O nome dele consta da lista de sacadores encaminhada pelo Banco Central à CPI dos Correios.

Na semana passada, Rosana Lima, chefe-de-gabinete do deputado, afirmou: "Os documentos não batem, não têm nada a ver com o José Nilson do escritório." A assessoria de Luizinho tentou emplacar a versão de que o verdadeiro sacador era um homônimo do assessor.

Ontem, o próprio deputado reconheceu que o José Nilson que sacou no Rural trabalha para ele. "O Nilson confimou, agora quero ver os motivos dele."

Segundo Luizinho, até o meio da tarde o assessor ainda insistia em negar que tivesse ido ao Rural. "Você tem que se recordar", teria insistido o deputado. "Ele (Nilson) me ligou dizendo que não tinha nada com o saque. Eu pedi para verificar a documentação, inclusive o RG dele, e verifiquei que o número é o mesmo que consta da autorização do banco." Luizinho afirmou, porém, que "não tem cópia do RG do assessor nos arquivos do Rural".

"Mas não foi no Rural de Brasília, foi em São Paulo", anotou o petista.