Título: CPI suspeita que Valério é sócio oculto do Rural
Autor: Fausto Macedo e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/07/2005, Nacional, p. A9

BRASÍLIA - A CPI dos Correios suspeita que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão, é sócio oculto do Banco Rural. Depois de verificar a denúncia que recebeu, por e-mail - dando conta de que o o banco mantém o domínio na internet da SMPB, agência de publicidade de Marcos Valério -, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) declarou: "A intimidade (entre o banco e Valério) impressiona." Dias requereu à CPI dos Correios que oficie ao Banco Central para que seja promovida uma devassa no Rural. "A correspondência e a comunicação entre o banco e Valério permitem interpretar uma associação explícita, é uma coisa sem nenhuma formalidade mesmo quando movimentam fortunas", disse. Os indícios de que Marcos Valério e o Banco Rural sejam "sócios ocultos" fizeram com que Dias, um dos integrantes da CPI, fosse à tribuna do Senado falar sobre a relação, classificada por ele de estranha.

"Os fatos claramente demonstram uma forte ligação entre as empresas de publicidade de Marcos Valério e a direção do Banco Rural, sem falar em outras irregularidades praticadas por essa instituição creditícia que ferem normas do Sistema Financeiro Nacional", discursou Dias.

LAVANDERIA

Para o senador, o Banco Rural "tem tudo para ser uma das maiores lavanderias de dinheiro" do País. "Suspeito de o banco ser um instrumento de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e outras operações bancárias desonestas", declarou.

A denúncia anônima de que o Banco Rural era dono do domínio da SMPB na internet chegou ontem às mãos do senador paranaense. Anônimo, o documento dava as pistas e um roteiro de como os integrantes da CPI dos Correios poderiam fazer a checagem da informação. Pouco tempo depois, veio a confirmação.

Era em uma das agências do Banco Rural, no Brasília Shopping, que uma centena de políticos e de assessores fazia saques, de diferentes valores, das contas da SMPB.