Título: Despencam preços da ponte aérea
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2005, Metrópole, p. C1

O intercâmbio de turistas entre São Paulo e Rio nos fins de semana está ficando cada vez mais barato. O programa de incentivo lançado oficialmente ontem pelas prefeituras das duas capitais, com o apoio inicial da Varig e 51 hotéis, ganhou adeptos. Além da TAM, que anunciou promoção similar na semana passada, a CVC deverá lançar este mês um pacote fechado, com preços a partir de R$ 250, do Rio para São Paulo. A promoção da Varig, que dá total flexibilidade nos horários, tem preços a partir de R$ 399. A tarifa mais baixa da TAM, com menos vôos disponíveis, é de R$ 389. Nas companhias aéreas, a tarifa com uma noite de hotel pode ficar até 30% mais barata do que comprando apenas a passagem. "Isso é o que a gente chama em economia de aproveitar o custo marginal", explicou o prefeito José Serra, no lançamento do programa, batizado de SuperWeekend, no Teatro Municipal. "É possível cobrar mais barato quando determinadas despesas já são fixas."

Segundo o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, o objetivo da promoção é aumentar a ocupação dos hotéis da capital, que cai de 70% durante a semana para menos de 25% aos sábados e domingos. "Estamos calculando um acréscimo de 500 pernoites neste primeiro mês, mas a tendência é aumentar", afirmou. "O importante é que esta iniciativa está gerando outras e logo estaremos com promoções similares para outras cidades."

O vice-prefeito do Rio, Otávio Leite, idealizador do programa, acredita que ele poderá gerar um aumento do turismo para o Rio da ordem de 15% a 25%. O Estado de São Paulo já é a principal fonte d e turistas nacionais para o Rio, representando 54% do movimento, ou 2,2 milhões de pessoas por ano.

A Varig não divulga metas para a promoção, mas espera aumentar a ocupação de seus aviões, que no fim de semana cai para 50%, ante cerca de 80% em dias úteis. A empresa já estuda estender o programa para outras capitais. "Vamos lançar Belo Horizonte e já estamos estudando Curitiba", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn.

A estratégia de marketing do SuperWeekend é vender o Rio de dia e a noite de São Paulo. "São Paulo tem 280 salas de cinema, 122 teatros e 71 museus. O Rio tem a cidade do Rio de Janeiro, que eu pessoalment e gosto bastante", afirmou Serra. "Não fosse a política, moraria no Rio com a maior tranqüilidade. Mas não chegaria a torcer pelo Flamengo, continuaria palmeirense."

O programa preferido do prefeito na cidade, aliás, passa longe do Maracanã. "Gosto de comprar livros em Ipanema."