Título: Secretário quer criar incentivo à infra-estrutura
Autor: Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2005, Economia & Negócios, p. B6

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, desembarcou no Brasil com a proposta de criação de um mecanismo para a incentivar os investimentos em infra-estrutura no Hemisfério. A idéia é que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tenha um sistema de avaliação e seleção de bons projetos de infra-estrutura para orientar os investidores. Essa seleção dos investimentos funcionaria como uma espécie de selo de garantia dos projetos.

Snow discutiu a proposta ontem durante encontro com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Mas o tema será debatido mais detalhadamente hoje na reunião do Grupo de Crescimento, que será realizada no Rio de Janeiro, com a presença de ambos.

O grupo foi criado durante a primeira vista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a Washington, depois de ter assumido a Presidência. O objetivo era debater estratégias comuns para incentivar o crescimento. "Temos o desejo de encorajar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e vamos continuar esse diálogo no Grupo de Crescimento", afirmou.

O mecanismo proposto pelo secretário seria aplicado não só para investimentos feitos no Brasil, a partir das PPPs, mas também a projetos de outros países. "O mecanismo seria uma espécie de câmara de compensação para boas parcerias público-privadas. Há tantas e com diferentes formas em cada país, que os investidores precisam de um mapa de orientação para diferenciar as boas oportunidades que tenham retorno."

Entre as áreas do setor de infra-estrutura que Snow acredita que podem ser incentivadas estão as de hidrovias, ferrovias e rodovias. Como ex-presidente da empresa de transporte CSX, que tem investimentos no Brasil, inclusive no Porto de Santos, o secretário dos Estados Unidos mostrou conhecimento sobre o tema, principalmente na área de navegação.

"Há um grande potencial de uso dos rios para transporte de produtos como a soja, por exemplo", disse. Segundo Snow, há uma imensa oportunidade de modernizar o sistema fluvial, aprofundando os canais de navegação e permitindo que o sistema opere com embarcações maiores.

"Isso diminui o custo de transporte, o que significa um maior retorno líquido nas exportações." O secretário disse que o mecanismo do BID poderia ajudar os investidores "Há uma série de potenciais investidores e eles olham para as oportunidades confusos sobre qual pode ser a melhor? Qual tem mais apoio dos governos?", disse. Segundo Snow, o Brasil tem um imenso potencial em muitas áreas e a infra-estrutura tem de estar adequada para lidar com o comércio.

Snow fez questão de salientar contudo, que não se trata de uma proposta fechada. Além de ser debatida com os governos da região, a idéia precisa ainda ser trabalhada junto ao BID. Na quarta-feira, o secretário do Tesouro americano estará no Espírito Santo. A agenda inclui visita ao Porto de Vitória, almoço com o governador Paulo Hartung e uma visita a um projeto de melhoria de favelas, financiado pelo BID.