Título: Snow diz que mercado 'tira de letra' crise política
Autor: Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2005, Economia & Negócios, p. B6

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, disse ontem que os mercados financeiros estão "tirando de letra" a crise política e os investidores estão dando um crédito de confiança ao Brasil. "Os mercados, na verdade, tiram a crise política de letra, o que reitera o meu argumento básico de que o que conta é o comprometimento com a boa política econômica e a expectativa de que ela continuará", disse, na embaixada americana. No início de uma visita oficial de três dias ao Brasil, o secretário elogiou a condução da política econômica e afirmou que o presidente Lula se tornou um líder global, além de porta-voz dos compromissos com os valores democráticos e com as boas políticas. "Estamos satisfeitos com o compromisso que o Brasil tem com os valores democráticos. O presidente Lula se tornou um líder, um porta-voz de boas políticas em todo o mundo. Ele é reconhecido hoje em todo o mundo como alguém comprometido e que está fazendo as coisas certas."

Snow disse que a economia brasileira está se tornando "mais flexível, mais adaptável e mais versátil", e esse movimento tem sido observado pelo mercado. Para ele, essa flexibilidade tem produzido efeitos positivos de amplo alcance.

O secretário do Tesouro teve reuniões em separado com o presidente Lula, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ele está no Brasil oficialmente para a reunião do "Grupo para o Crescimento", fórum de consulta bilateral para discussão de estratégia comuns para o desenvolvimento, que terá uma reunião hoje no Rio. Além dos encontros com as autoridades, Snow arrumou espaço na agenda para uma longa entrevista coletiva na embaixada dos Estados Unidos, quando procurou passar uma mensagem de confiança no Brasil e não fugiu das perguntas sobre a crise política.

Em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, ele chegou a afirmar que a corrupção mina a democracia, os mercados e a confiança dos investidores e impede "o crescimento e a prosperidade". Na embaixada, ele não quis comentar novamente as denúncias de corrupção. Contou, porém, ter almoçado com representantes de investidores de fundos de capital de risco, que demonstraram confiança na economia, apesar da crise política. "Eles (os investidores) disseram que a economia está superando as dificuldades. Estão dando um voto de confiança."

O secretário elogiou os indicadores da economia brasileira, como a redução da dívida pública em proporção ao PIB e a queda da inflação. Do encontro com Palocci, Snow disse que ouviu do ministro o compromisso com a manutenção da política atual. "Falamos sobre crescimento e inflação e ele indicou que a economia está em boa trajetória", disse Snow.

Ao contrário de afirmações publicadas em entrevista que deu anteontem, de que ira perguntar a Palocci por que o juro no Brasil é tão alto, o secretário foi evasivo, dizendo que o ministro é "um perito em taxa de juros".