Título: Angela diz que vendeu imóvel para diretor do BB
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2005, Nacional, p. A5

Na tentativa de melhorar a situação do ex-marido José Dirceu, a psicóloga Maria Angela da Silva Saragoça acabou por dar mais detalhes da proximidade entre o publicitário Marcos Valério de Souza e petistas sob investigação da CPI dos Correios. Ela confirmou que Marcos Valério a ajudou, mas, hoje, acredita ter sido "usada" pelo publicitário. A ex-mulher de Dirceu contou que queria vender um apartamento e quem se apresentou como interessado foi Ivan Guimarães, petista que foi presidente do Banco Popular, um braço do Banco do Brasil. Só que, na hora de passar a escritura, ela teria descoberto que o efetivo comprador era Rogério Tolentino, advogado e sócio de Marcos Valério. Ela disse ter conhecido o empresário em setembro de 2003, apresentado por Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT que se desligou do partido depois que ficou comprovado que recebera um Land Rover de brinde de uma empresa que presta serviços à Petrobrás.

Angela disse que no segundo semestre de 2003 procurou Dirceu e pediu ajuda para que ela e a filha fossem para um apartamento maior. "Ele me disse que não estava em condições de ajudar naquele momento, colaborando na aquisição do novo imóvel ou ampliando o valor mensal da pensão", disse Angela, em nota distribuída pela assessoria de José Dirceu. A negativa não a fez mudar de idéia e ela passou a procurar outro emprego, com o objetivo de resolver o problema de habitação com recursos próprios.

"Sou psicóloga e exerço a profissão desde 1979, atendendo em meu consultório e contratada também pela Universidade Federal de São Paulo."

Ela disse que vários de seus amigos sabiam de sua situação. Entre eles, Pereira, a quem conhecia havia mais de 20 anos. "Em setembro de 2003 encontrei-o em companhia do sr. Marcos Valério, a quem fui apresentada. Conversamos sobre minha situação profissional e o publicitário mineiro se colocou à disposição para me indicar alguma empresa que eventualmente necessitasse de meus serviços. Também disse que tinha contatos se eu precisasse de financiamento para a compra do novo apartamento."

Em seguida, Angela conta, na nota, que em outubro recebeu convite para uma entrevista de admissão no BMG, onde atua como analista de recursos humanos em meio período. Ela explicou que Valério auxiliou na indicação do comprador do imóvel e também na aquisição de um empréstimo de R$ 42 mil no Banco Rural.

No fim da nota, Angela diz que quer esclarecer que em nenhum momento José Dirceu interferiu ou teve conhecimento das minúcias da compra do imóvel. Quanto a Marcos Valério, ela disse que até recentemente era "amigo de amigos" e parecia disposto a ser solidário. "Agora, me dou conta (de) que fui usada por este senhor, que tinha interesses próprios e provavelmente visava a comprometer o ex-ministro José Dirceu."