Título: Violência no Sudão já matou 46 e feriu 306
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2005, Internacional, p. A18

Sucessor de Garang, ex-líder rebelde morto em acidente aéreo no sábado, pede calma à população

Esforços frenéticos nos bastidores estão sendo feitos pela Grã-Bretanha para assegurar a rápida extradição do suspeito do atentado de 21 de julho detido em Roma, depois que autoridades italianas anunciaram que ele tinha sido acusado de crimes terroristas. Enquanto fontes policiais britânicas confiavam segunda-feira em que Hussein Osman logo seria enviado de volta a Londres, autoridades judiciais italianas anunciaram que o suspeito de tentar lançar um atentado a bomba em Shepherd's Bush deveria enfrentar acusações por terrorismo e posse de passaportes falsos na Itália. Agora, analistas jurídicos estimam que o processo de extradição poderia levar seis meses. A confusão ocorre no momento em que a polícia de Londres mantém uma grande operação armada em torno de estações de superfície e subterrâneas do metrô, temendo novos ataques. Altos escalões da polícia advertem sobre a persistência da ameaça terrorista.

Na segunda-feira, a decisão de um juiz romano consternou as autoridades britânicas. Ele ordenou que o etíope Hussein Osman, conhecido na Itália como Hamdi Issac, fosse mantido em prisão preventiva enquanto os procuradores preparam uma ação contra ele na Itália por conspiração terrorista.

Fontes judiciais tinham dito anteriormente que uma decisão como essa poderia anular a ordem de prisão internacional emitida pela Grã-Bretanha e mantida por outro juiz romano no domingo. "Queremos ele de volta", disse uma fonte policial em Londres.