Título: Valério volta ao MP e diz que CPI ainda não descobriu todos os nomes
Autor: Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2005, Nacional, p. A12

Em seis horas de depoimento, o empresário também detalhou as operações de saques e a rotina de distribuição de recursos

Em seis horas de depoimento, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza contou ontem ao Ministério Público Federal que a lista de políticos que foram beneficiados por saques nas contas de suas empresas não se resume aos nomes já descobertos pela CPI dos Correios. Valério afirmou aos procuradores da República Raquel Branquinho, Alexandre Espinosa e Cláudia Sampaio que há mais sacadores, mas se comprometeu com o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, a não divulgar os nomes. Durante o depoimento ao Ministério Público, Valério entregou cópias de documentos e contratos de suas empresas - incluindo a papelada sobre os empréstimos supostamente contraídos para o PT. O publicitário também detalhou as operações de saques e a rotina de distribuição de recursos.

LULA

Logo depois do depoimento, Marcos Valério falou para a imprensa na sede da Procuradoria-Geral da República. Em exatos 13 minutos de entrevista, disse não acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva soubesse dos supostos empréstimos do PT. "Nunca estive com o presidente Lula", garantiu. "Não podemos ser levianos com uma coisa dessas."

Marcos Valério confirmou que já esteve no Palácio do Planalto, mas não soube precisar quantas vezes. Ele explicou que na maioria das vezes foi se encontrar com os ex-assessores da Casa Civil Marcelo Sereno e Sandra Cabral. "Também tive duas audiências com o ex-ministro José Dirceu, para tratar de assuntos dos Bancos Rural e BMG", admitiu.

Apesar de confirmar os encontros, Marcos Valério se irritou ao ser comparado a um lobista. "Não sou representante de ninguém, é que tenho amigos", rebateu.

Ele também confirmou que o valor dos empréstimos que teria contraído somam R$ 55 milhões. Marcos Valério contou que pretende conversar com os dirigentes do PT para tentar que saldem essas supostas dívidas, mas admitiu que não tem esperanças de reaver o dinheiro. "Minha situação com o PT não está confortável", contou ele.

Indagado se mentiu em seu depoimento à CPI dos Correios, Marcos Valério não quis responder. "Peço desculpas à CPI e ao País", limitou-se a dizer. O publicitário foi orientado por seus advogados a não fazer comentários a respeito do depoimento.

GUARANHUNS

Uma das coisas que Valério confirmou foi que a empresa Guaranhuns Empreendimentos, Intermediações e Participações S/C Ltda. foi indicada pelo ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas. De acordo com ele, os pagamentos efetuados à empresa eram indicados pelo PL. Até agora, a CPI dos Correios já identificou pagamentos na ordem de R$ 7 milhões para a Guaranhuns. "Não sabia que a empresa tem sede no Uuruguai", afirmou o publicitário. Depois, acrescentou que a Corretora Bônus-Bonval, responsável por vários saques, foi indicada pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.