Título: Escândalo faz Costa Neto renunciar
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2005, Nacional, p. A8

O presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), renunciou ao mandato. Em discurso na Câmara, admitiu que fez uso de caixa 2 na campanha de 2002 e acusou o PT de não ter entregue documentos sobre a origem do dinheiro para que o PL declarasse seu recebimento. "Em nenhum momento poderia pôr sob suspeita as ações de um partido aliado que junto conosco venceu as eleições. Fui induzido ao erro."

Foram 56 dias desde que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) acusou-o de receber o mensalão e ele rebateu pedindo a cassação do petebista. É o primeiro deputado a renunciar depois das denúncias de Jefferson. Costa Neto, que será substituído por Fernando Ricardo, protocolou sua decisão na Mesa da Câmara às 8h53 de ontem e oito horas depois efetivou o ato no plenário.

Com a renúncia, livra-se do risco de cassação e pode se candidatar nas eleições do ano que vem. Caso fosse aberto processo e ele fosse cassado por falta de decoro, poderia ficar inelegível até 2015. Há cerca de 10 dias, Jefferson anunciou que pediria a abertura de processo no Conselho de Ética da Câmara.

Costa Neto disse que na campanha o PT prometeu dar recursos para pagar despesas da coligação PT-PL, mas só passou a honrar o compromisso 9 meses depois do início dos mandatos na Câmara, fevereiro de 2003. "A cada parcela transferida ao PL, cobrávamos a apresentação do documento de doação, para a realização da contabilidade oficial", reclamou. Ele não revelou, no entanto, os valores repassados pelo PT, e insistiu em que eram para pagar despesas de campanha. "Posso garantir que os recursos que o PL recebeu do PT não serviram para pagar mesada a deputados."

No discurso, Costa Neto afirmou que só renuncia ao mandato e continua como presidente do PL. Explicou que com sua decisão procurou poupar outros deputados de seu partido acusados por Jefferson - Sandro Mabel (GO) e Carlos Rodrigues (RJ). "Assumo a única e absoluta responsabilidade por esse ato. Nenhum membro do PL pode ser responsabilizado pelo que foi decidido ou praticado por mim", disse. "Os atos de qualquer subordinado no recebimento do dinheiro no são de minha única e exclusiva responsabilidade, uma vez que os mesmos se encontravam no estrito cumprimento de ordens."

COMPLEMENTO

Ontem ele também protocolou um complemento ao pedido de cassação de Jefferson no Conselho de Ética, com mais acusações. Caso seja aceito, o processo de cassação pode atrasar, porque deve ser dado novo prazo para a defesa se pronunciar.

No complemento, Costa Neto acusa Jefferson de mentir ao dizer que ouviu a proposta de receber mensalão em reunião com deputados que já negaram isso em depoimentos no conselho. Também afirma que Jefferson confessou que usava a condição de parlamentar para receber doações para campanhas, usando a influência sobre empresas públicas, e cita o suposto envolvimento do petebista com quadrilha de liberação de cargas no Rio, como divulgado por reportagem do Estado no domingo.