Título: 'Eu nunca fui arrogante', diz Dirceu. E o plenário se diverte
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2005, Nacional, p. A5

José Dirceu foi o responsável por um dos poucos momentos de descontração no plenário do Conselho de Ética da Câmara. Dirigindo-se a Roberto Jefferson, negou que tivesse nariz em pé, como disse seu acusador. "O senhor fala da minha arrogância. Eu nunca fui arrogante quando era ministro", afirmou. Antes de completar a frase, foi interrompido pela deputada Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP): "O senhor nasceu arrogante!" "Deputada Zulaiê, a senhora me respeite!", respondeu. Em seguida, lembrou os tempos bicudos da ditadura, quando os dois se conheceram. "A senhora não achava isso quando estava na faculdade comigo, na PUC, e era minha amiga!"

No fundo do plenário, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) cochichou com o colega Ivan Valente (PT-SP): "Hmmm. Acho que os dois tiveram alguma coisa." Ao perceber os comentários maldosos, Dirceu pediu desculpas.

Em resposta a uma pergunta do relator Jair Carneiro (PFL-BA), o chefe da Casa Civil foi taxativo: "Eu sou inocêncio." Nem percebeu o erro. Só depois de alertado por petistas, ele se corrigiu. "Quero dizer que sou inocente."