Título: 1968 terminou ontem
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2005, Nacional, p. A5

Em seu discurso de posse na Casa Civil, em janeiro de 2003, José Dirceu afirmou, emocionado, que subia a rampa com a sua geração, a geração 68. Ontem, a imagem de José Dirceu depondo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados era a demonstração que faltava: 68 finalmente terminou. É página virada. Qualquer solidariedade que a geração de 68 ainda pudesse ter guardado para com um de seus ícones máximos encerrou-se ali, na visão de José Dirceu tentando responder a um mar de acusações das mais pesadas. Acusações que Dirceu nega com veemência, alegando uma inocência que simplesmente não é crível. Truculência, stalinismo, maus-tratos aos aliados, desprezo olímpico pelos adversários, tudo isto pode ser debitado na conta de José Dirceu. O que não se esperava era a sua vinculação pessoal com o esquema do mensalão através do emprego para uma ex-mulher, empréstimo para comprar apartamento para a mesma ex-mulher, assessor suspeito de receber dinheiro das contas de Marcos Valério. É muito triste, para quem pretendia ser o construtor do novo Estado brasileiro.

Dirceu negou todas as acusações e proclamou inocência absoluta, mas Roberto Jefferson foi mais convincente. Até porque praticamente todas as acusações do deputado Jefferson vêm sendo confirmadas com dolorosa regularidade.

Muito mais importante do que qualquer conteúdo do depoimento do deputado José Dirceu foi a sua simples presença no Conselho de Ética da Câmara. Isto porque ele não compareceu ali como deputado, mas como ex-chefe da Casa Civil.

É a primeira vez que o governo Lula comparece a uma comissão de sindicância. José Dirceu fez questão de declarar várias vezes que jamais usurpou funções, jamais exorbitou no exercício do cargo. Ou seja, tudo o que fez era do conhecimento do presidente Lula e contava com sua aprovação.

Definitivamente, a crise transbordou os limites do Congresso, atravessou a praça dos Três Poderes e começou a subir a rampa do Palácio do Planalto. Não se trata mais de saber se o presidente Lula sabia ou não da existência do mensalão. Trata-se agora de saber se o presidente estava de alguma forma envolvido.

Quanto ao deputado José Dirceu, seu depoimento no Conselho de Ética desconstruiu o mito. Para José Dirceu, 68 finalmente terminou ontem.