Título: Funcionária da SMPB diz que Karina tentou extorsão
Autor: Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2005, Nacional, p. A12

Em rápida e concorrida audiência na 6.ª Vara Criminal do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, a secretária da presidência da SMPB Comunicação, Adriana Fantini Boato, sustentou ontem que a ex-secretária de Marcos Valério, Fernanda Karina Somaggio, tentou extorquir o ex-patrão. Karina voltou a negar a acusação. A expectativa maior, porém, era pela presença do próprio Valério e da diretora-financeira da agência, Simone Reis de Vasconcelos. Na hora da audiência, porém, os dois já estavam em Brasília. O advogado Paulo Sérgio de Abreu e Silva apresentou ao juiz José Dalai Rocha uma intimação da Polícia Federal para justificar a ausência de Simone. Valério, que figura como vítima no processo, não foi intimado e não precisava comparecer.

O empresário acusa a sua ex-secretária de tentar extorqui-lo para não revelar à imprensa informações sobre os seus negócios e seus relacionamentos com políticos e pessoas influentes. Interrogada pelo juiz, Adriana (testemunha de acusação) reafirmou que mantinha conversas por telefone com Karina, demitida em janeiro de 2004, 8 meses após ser contratada. Karina reclamava da falta de dinheiro e da dificuldade de arrumar um novo emprego.

"Na última vez, ela informou que um jornalista a estava procurando atrás de informações sobre a empresa." Adriana disse que relatou o diálogo a Simone e Valério, que se "assustou" e "resolveu tomar as precauções devidas". Ao deixar a audiência, Adriana afirmou apenas que está claro que Karina pretendia extorquir o sócio da SMPB. "Nunca pedi dinheiro para ninguém. Não faço insinuações, falo direto."