Título: Valério é acusado de viajar a Lisboa como consultor de Lula
Autor: João Domingos e Ribamar Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2005, Nacional, p. A7

O deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) afirmou na CPI dos Correios que o ex-ministro português de Obras Públicas Antonio Mexia recebeu em janeiro o publicitário Marcos Valério "na condição de consultor do presidente" Lula e "a pedido de Miguel Horta e Costa, presidente da Portugal Telecom". Pannunzio baseou-se em entrevista publicada pelo jornal Expresso, de Lisboa, em 16 de julho, na qual Mexia diz que recebeu Valério e se põe à disposição das autoridades brasileiras para dar esclarecimentos. Na entrevista ao jornalista português Nicolau dos Santos - que apresentou a gravação ao deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) -, o ex-ministro afirma que o encontro foi "de cortesia", e durou 10 a 15 minutos. "Não houve nenhum tópico específico, muito menos algo que não tinha nada a ver com a minha função de ministro."

Na terça-feira, no depoimento do deputado José Dirceu (PT-SP) à Comissão de Ética da Câmara, Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirmou que o presidente Lula autorizara PT e PTB a enviarem emissários para negociar com a PT Telecom uma saída para seus rombos. Jefferson disse que em 19 de outubro Lula recebera Horta no Planalto.

REUNIÃO FORMAL

Em nota, o Planalto diz que Lula teve duas reuniões com dirigentes da PT Telecom. Da primeira, em janeiro de 2003, participou o ex-ministro das Comunicações Miro Teixeira. Na segunda, citada por Jefferson, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e o então ministro das Comunicações, Eunício Oliveira. "Foi uma reunião extremamente formal. Horta falou que a PT Telecom tinha intenção de continuar investindo no Brasil. Depois, foi embora", narrou Eunício, contando que é comum o presidente receber grandes investidores.

Com as denúncias de Jefferson e Pannunzio, hoje os oposicionistas na CPI tentarão, na votação da quebra de sigilo de fundos de pensão, incluir aplicações no Banco Espírito Santo, de Portugal. Na CPI, Jefferson contou que Valério lhe disse uma vez que, se conseguisse que o Instituto de Resseguros do Brasil transferisse U$ 600 milhões aplicados num banco suíço para o Espírito Santo, sobrariam R$ 100 milhões para o PT e o PTB.

Ao interrogar Valério em 6 de julho Faria de Sá perguntou-lhe se viajara para Portugal em janeiro e quem encontrara. O publicitário disse ter falado com o ministro Mexia. O deputado perguntou se trataram da transferência da Varig para a TAP. Valério respondeu que não. Os integrantes da CPI acham que por trás da venda da Varig pode haver alguma operação para alimentar caixa 2.

TELEMIG

Em nota divulgada ontem, a PT Telecom admite ter recebido o publicitário. "O sr. Marcos Valério nos procurou no contexto da Portugal Telecom estar potencialmente interessada na aquisição da Telemig 5." Mas nega, de forma categórica e veemente, que tenha mantido reuniões ou qualquer tipo de contato com Valério nos dias 24, 25 e 26 de janeiro em Lisboa.

"Por força de suas atividades empresariais, a Portugal Telecom mantém de forma sistemática contatos institucionais com diferentes segmentos da sociedade. Dentro dessa política, a presidência da PT Telecom foi recebida oficialmente duas vezes em audiência pelo excelentíssimo sr. presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de comunicar novos investimentos realizados no Brasil."