Título: 'Todos os saques que fiz foram por ordem de Marcos Valério'
Autor: Eugênia Lopes e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2005, Nacional, p. A10

Em depoimento na CPI, diretora financeira da SMPB disse que esteve umas 30 vezes em Brasília para essa finalidade LISTA: "Da lista do Marcos Valério detectei 12 nomes de pessoas com quem entrei em contato no Banco Rural de Brasília. Umas pessoas tive contato, outras não; deixei o nome para que elas apanhassem o dinheiro. Nunca foi exigido documento."

SAQUES: "Todos os saques que fiz foram por ordem do Marcos Valério. Era solicitação do Delúbio Soares. Acho que vim a Brasília umas 30 vezes em 2003."

EMPRÉSTIMOS: "As saídas dos recursos da SMPB eram creditadas como empréstimos ao PT. Todos os depósitos eram determinação do Marcos Valério e sei que era o Delúbio (Soares) que repassava os nomes."

CÚPULA DO PT: "Não conheço o Genoino, o José Dirceu e o Silvio Pereira. Me encontrei com Delúbio uma vez na sede do PT, em São Paulo. Nunca estive com Silvio, mas ele sabia dos repasses."

ROBERTO MARQUES: "Não sei se é o assessor do José Dirceu. Não tenho noção de quem seja. A Geiza Dias, gerente financeira da SMPB, autorizou o saque de R$ 50 mil do Rural em São Paulo em nome dele. Mas no dia seguinte enviou outro fax ao Rural mudando o destinatário. Se foi mudado, foi por ordem do Valério, que deve ter mudado a pedido do Delúbio."

CONTAR DINHEIRO: "Nunca contei dinheiro. Não conferia. O dinheiro vinha separado em envelopes. Quando precisava separar, o funcionário do banco separava."

CHATEAÇÃO: "Fico chateada comigo mesma de não ter sido mais firme à época e tentar fazer diferente."

MENSALÃO: "Não tenho conhecimento disso. Não repassava mensalmente recursos. Distribuía recursos por determinação do Marcos Valério."

BUROCRÁTICA: "Só participei da parte burocrática do pedido de empréstimos ao bancos."

PERIGO: "Quando chegava ao Rural em Brasília tinha impressão de que até o guarda sabia que eu ia tirar dinheiro. Não gostava disso, pelo risco pessoal. Achava perigoso. Não tinha noção da ilicitude dos atos."

CONSTRANGIMENTO: "Quando fiquei incomodada, constrangida por entregar valores, o Marcos Valério passou a repassar os recursos pela Bônus-Banval para o PT e pela Guaranhuns para o presidente do PL."

DUDA MENDONÇA: "Estive com Zilmar, sócia do Duda Mendonça, duas vezes. Uma foi em Brasília e outra em reunião que ela teve com o Marcos Valério."

DAVID RODRIGUES ALVES: "Os cheques descontados por David eram destinados a Zilmar, segundo me contou Valério. David nunca entregou dinheiro na SMPB. Sei de alguns cheques descontados diretamente no Rural na Avenida Paulista."

FERNANDA KARINA: "Nunca contei dinheiro em banco nem em hotel. Sou uma pessoa discreta e jamais falei disso com a Fernanda Karina. Nunca carreguei mala. Mala só carrego de roupa e a minha tem rodinha."

PRESSÃO: "Não me sinto indignada, me sinto pressionada. A posição não é confortável."