Título: Pedida cassação de 19 deputados
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2005, Nacional, p. A13

A Mesa da Câmara recebeu ontem pedidos de cassação de mandatos de 19 deputados de 5 partidos. O senador Luiz Soares (sem partido-MT) se antecipou aos resultados das CPIs e protocolou representação contra seis deputados petistas, incluindo João Paulo Cunha (SP), ex-presidente da Câmara, quatro do PP, dois do PL, além do ex-líder do PMDB José Borba (PR) e do deputado Romeu Queiroz (PTB-MG). O PL, em fogo cruzado com PTB, entrou ontem com representação contra seis deputados do PTB por falta de decoro parlamentar. Os petebistas haviam apresentado pedido de cassação contra o líder Sandro Mabel (GO) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato na segunda-feira.

Os pedidos apresentados pelo senador não serão encaminhados diretamente ao Conselho de Ética, que só pode ser provocado por partido ou pela Mesa da Câmara. Com tantos pedidos, o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), alertou para a falta de estrutura do órgão. Em conseqüência, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), resolveu encaminhar os pedidos a conta-gotas.

"Nossa capacidade é para dar prosseguimento a dois processos ao mesmo tempo", avaliou Izar. As 14 representações do senador serão analisadas pela corregedoria da Câmara, depois voltam para análise da Mesa, que decidirá se vai encaminhá-los ao Conselho de Ética. O senador pede a cassação dos deputados petistas Paulo Rocha (PA), Professor Luizinho (SP), João Magno (MG), Josias Gomes (BA), José Mentor, além de João Paulo; dos deputados do PP José Janene (PR), Pedro Correa (PE), Pedro Henry (MT) e Vadão Gomes (SP); dos deputados do PL Carlos Rodrigues (RJ), Wanderval Santos (SP); além dos deputados Queiroz e Borba. O senador argumenta que eles teriam sido beneficiados por saques das contas de Marcos Valério.

O PL pediu cassação de quatro deputados do PTB candidatos nas eleições municipais do ano passado: Sandro Mattos, em São José do Meriti (RJ); Neuton Lima, em Indaiatuba (SP); Joaquim Francisco, em Recife; e Alex Canziani, em Londrina (PR). O PL argumentou que todos os candidatos do PTB das eleições de 2004 estão sob suspeita de terem usado dinheiro de caixa 2, já que o líder licenciado do partido Roberto Jefferson declarou que recebeu R$ 4 milhões não contabilizados do PT. O PL pediu a cassação também do deputado Queiroz, por seu nome constar da lista dos beneficiados de Valério, e a do mandato de Francisco Gonçalves (PTB-MG), com o argumento de que o deputado declarou que viu pasta com dinheiro no plenário da Câmara, levantando suspeita, mas sem nada provar.