Título: Começa amanhã, em Itaici, reunião da CNBB
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2005, Vida&, p. A11

Dois dias mais curta que as reuniões anteriores, a 43ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) debaterá, de amanhã ao dia 17, em Itaici, no município de Indaiatuba, a 100 km da capital, um dos principais desafios de sua missão evangelizadora: o testemunho da fé cristã no meio do pluralismo e religioso. A reflexão dos 303 bispos que participarão da assembléia se baseará nos dados de uma pesquisa a ser apresentada pelo Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris) sobre o trânsito religioso - um levantamento em 62 cidades brasileiras sobre o número e a motivação dos cristãos que se convertem ou passam de uma igreja para outra. "A pesquisa confirma que o número de católicos está diminuindo e dos pentecostais, aumentando, mas em porcentagens menores do que os evangélicos esperavam", adianta o diretor do Ceris, o sociólogo Luiz Alberto Gómez de Souza. As estatísticas , em fase final de análise, serão apresentadas ao episcopado na quarta-feira.

"Vamos também refletir sobre o compromisso da Igreja em favor da inclusão social, as biotecnologias e a dignidade humana", informa o secretário-geral da CNBB, d. Odilo Scherer, bispo auxiliar de São Paulo. A presença da Igreja na mídia e a evangelização da Amazônia, item recorrente nas assembléias do episcopado, serão outros temas em pauta.

O encerramento da assembléia de Itaici, que foi transferida de abril para agosto por causa da morte de João Paulo II, coincidirá com o início, em Colônia (Alemanha), da 20ª Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença de Bento XVI, em sua primeira viagem ao exterior.