Título: Dirceu ainda dá as cartas no partido
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/08/2005, Nacional, p. A6

Ex-ministro vive momento difícil mas mostrou, no sábado, que ainda controla decisões

Homem forte do governo Luiz Inácio Lula da Silva durante dois anos e meio, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu vive seu pior momento em 25 anos de PT, mas continua a dar as cartas no partido. A influência do deputado, que voltou à Câmara depois das denúncias de corrupção feitas por Roberto Jefferson (PTB-RJ), manifestou-se no sábado, durante a reunião do Diretório Nacional. Dirceu não fez discurso, não se envolveu nos embates entre moderados e radicais. Mas atuou para que o Campo Majoritário, do qual faz parte, saísse vitorioso. A esquerda petista chegou ao encontro apostando no enfraquecimento do Campo Majoritário, mas ao final reconheceu que o grupo ainda domina o PT. "O Campo Majoritário está vivo e o José Dirceu, trabalhando firme", resumiu ontem o deputado Chico Alencar (RJ), do Bloco de Esquerda Parlamentar. Segundo Alencar, José Dirceu manifestou-se contra a proposta que impede os parlamentares que renunciarem aos mandatos de concorrerem nas eleições do ano que vem pelo PT. Outro integrante do Campo Majoritário, Francisco Campos, tinha pedido verificação de quórum e o presidente do partido, Tarso Genro, não pôde pôr a proposta em votação. A idéia tinha sido defendida pelo próprio Tarso durante a semana, mas não foi oficializada pelo diretório.

Chico Alencar está certo de que José Dirceu, com outros integrantes do Campo Majoritário, também atuou na negociação que levou o ex-tesoureiro Delúbio Soares a pedir sua suspensão temporária, evitando o constrangimento de ser suspenso por decisão do diretório. "Quando a carta de Delúbio chegou, Dirceu disse que era matéria decidida", disse o deputado carioca.

Já na sexta-feira, durante reunião do Campo Majoritário, José Dirceu atuou decisivamente na elaboração do texto sobre o cenário político e econômico apresentado ao diretório que saiu vencedor, embora com margem pequena: teve 29 votos, enquanto as quatro outras propostas somaram 27. Dirceu chegou à reunião logo depois da saída de Tarso Genro. O deputado insistiu em que não deveria haver endurecimento nas críticas à política econômica. Assim foi feito.