Título: TSE quer penas mais duras para crime eleitoral
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/08/2005, Nacional, p. A5

O escândalo do mensalão produz seu primeiro efeito na Justiça. Diante das notícias sobre o suposto uso desenfreado de caixa 2 nas campanhas eleitorais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Velloso, concluiu que é necessário estudar o aumento das penas aplicadas a quem comete crimes eleitorais. Velloso deverá sugerir aos outros seis ministros do TSE a criação de uma comissão para apresentar e estudar propostas para tornar mais rigorosas as punições. "Eu e os demais ministros do TSE observamos com muita tristeza e preocupação a confirmação da prática do caixa 2 em determinadas campanhas políticas. Por isso, vou propor uma campanha nacional e a elaboração de um anteprojeto de lei para endurecer as penas eleitorais, que hoje variam de um a cinco anos", afirmou Velloso.

O presidente do TSE explicou que, ao analisar as prestações de contas das campanhas, a Justiça faz as verificações de maneira formal pois não tem condições de investigar se, de fato, os preços informados foram realmente os cobrados, por exemplo.

"Os juízes não saem em busca dos comerciantes para saber preços de mercadorias, faturamento ou superfaturamento", disse.