Título: Crise no País não afastou investidor, diz John Snow
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2005, Economia & Negócios, p. B6

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, afirmou ontem que a confiança dos investidores estrangeiros no Brasil não foi afetada pelas questões políticas. "O real e a bolsa estão indo muito bem, e a confiança dos investidores estrangeiros pode ser verificada na queda contínua do risco país - tudo isso está acontecendo apesar das questões políticas que estão sendo enfrentadas no Brasil", disse Snow em entrevista ao Estado, antes de embarcar de volta para Washington. "O fato de o Brasil estar resistindo tão bem a essas dificuldades (políticas) é uma prova do comprometimento do País com a democracia, da maturidade das instituições políticas e da força da economia."

Segundo Snow, o "comprometimento com boas políticas é o que realmente importa, porque questões políticas vão e voltam". "Os investidores observam se o foco continua sendo a inflação baixa, criação de empregos, investimentos estrangeiros, manter empresas competitivas, reduzir o déficit e diminuir a relação dívida-PIB; se tudo isso se mantiver, a economia vai continuar muito bem ."

Ao final de sua visita oficial de três dias ao Brasil, Snow continuou elogiando a condução da economia do País. "A economia brasileira merece notas altas, é realmente um exemplo para a região." Segundo Snow, há aspectos que poderiam ser melhorados. O secretário afirma que políticas microeconômicas que vêm sendo discutidas pelo ministro Antonio Palocci e pelo presidente Lula vão na direção certa. Snow citou a Lei de Falências, a redução de burocracia para abrir empresas, a abertura da economia e a abertura do setor de resseguros.

O secretário afirmou estar impressionado com o desempenho do setor exportador do País. "O setor exportador está amadurecendo e se tornando mais sofisticado. As vantagens comparativas que o Brasil tem em várias áreas estão se tornando mais aparentes." Snow citou a Vale do Rio Doce como exemplo de competitividade. "É líder em minério de ferro, com enormes investimentos em suas próprias minas e ferrovias, que são muito modernas e atualizadas." Snow é um empresário que veio do setor ferroviário.

Ontem pela manhã, o secretário esteve nas instalações da Vale no Porto de Tubarão em Vitória, no Espírito Santo. Apesar de ter passado apenas algumas horas no Estado, a visita foi classificada por ele como "um dos pontos altos" da sua vinda ao Brasil. "O Espírito Santo tem um setor privado muito forte, com empresas que participam da economia globalmente. É um exemplo de Estado que está se beneficiando com a globalização, porque o governo sabe como usar os benefícios trazidos por ela."

INTERNACIONAL

Snow afirmou que a valorização da moeda chinesa, o yuan, foi "um bom começo". O secretário foi um dos maiores defensores da valorização e pressionou por meses o governo chinês. "A valorização de 2,1% foi pequena, mas mostra um compromisso de deixar o câmbio mais flexível com o tempo."

Perguntado sobre o gigantesco déficit em conta corrente dos EUA, Snow afirmou que esse déficit "é uma responsabilidade que deve ser compartilhada com a comunidade global". "Os Estados Unidos têm um papel importante, que seria aumentar a taxa de poupança. Por isso estamos tão comprometidos em reduzir o déficit do orçamento (aumentando a taxa de poupança do país)."