Título: Banco português faz devassa e busca elo com mensalão
Autor: Jamil Chade e Jair Rattner
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/08/2005, Nacional, p. A5

Com a crise brasileira respingando em duas das principais empresas de Portugal, os jornais do país classificam Lisboa como "a capital do mensalão". Ontem, o Expresso de Lisboa revelou que o Banco Espírito Santo ordenou "a maior auditoria interna" da sua história, abrangendo os principais escritórios no mundo. Já a Portugal Telecom discute mudanças no Conselho de Administração. O objetivo, segundo o jornal português, é apurar se houve algum tipo de relação do banco com o ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o publicitário e suposto condutor do mensalão, Marcos Valério de Souza. Já foram auditadas agências em vários países: Estados Unidos, Macau, França, Brasil e Suíça.

O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou ao Conselho de Ética da Câmara, na terça-feira, uma suposta operação envolvendo a Portugal Telecom e o Banco do Espírito Santo para sanar dívidas de campanha do PT e do PTB.

PINOCHET

No ano passado, o Senado dos Estados Unidos informou que na agência do Espírito Santo em Miami foram encontrados indícios de contas do ex-ditador chileno Augusto Pinochet. A denúncia arranhou a imagem da empresa. No Brasil, por enquanto, não foi encontrado nenhum indício de ligação com os personagens da crise.

A auditoria - que teria sido concluída na quinta-feira - foi ordenada pela cúpula da instituição, em caráter de emergência, após a denúncia de Jefferson sobre as conversas mantidas em Lisboa e Brasília entre Valério, Dirceu e o banco.

A Portugal Telecom cogita acelerar as substituições em seu Conselho Administrativo desde a revelação - também feita pelo deputado Jefferson - de conversas entre o presidente da empresa, Miguel Horta e Costa, e Marcos Valério.

A empresa enfrenta outros problemas - segundo o Expresso, o governo português "não esconde sua insatisfação" com a direção. O mau relacionamento da Portugal Telecom com a Telefônica não foi visto com bons olhos pelo governo, que mantém a golden share da empresa.

Como a Europa está em férias de verão, uma definição sobre as substituições somente ocorrerá após o dia 16. Um dos que podem sair é o diretor-executivo, Ernâni Lopes.

EXPLICAÇÕES

Quem também aparece nas páginas dos jornais portugueses é o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Ele afirma que "o presidente Lula terá de se explicar". Ele acha que Lula se aproxima do colega venezuelano Hugo Chávez ao acusar as elites.