Título: Com 5% das preferências, avião concorre com o ônibus
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/08/2005, Economia & Negócios, p. B5

O setor aéreo responde por apenas 5% das viagens interestaduais, enquanto 95% são feitas por ônibus. No entanto, um estudo recém-concluído pelo Núcleo de Estudos em Competição e Regulação do Transporte Aéreo (Nectar) revela que a concorrência entre ônibus e avião, apesar de pequena, já é uma realidade. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em preços de passagens medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre agosto de 1999 e abril deste ano, o estudo revela que as empresas de ônibus costumam aplicar descontos nas passagens em épocas de guerra de tarifas no setor aéreo. "A competição intermodal ainda é pequena, mas é significativa", diz o coordenador do Nectar, Alessandro de Oliveira.

Depois de o setor aéreo promover uma queda de 5,13% nas passagens em março, no mês seguinte as tarifas rodoviárias caíram 0,80%. "A competição é maior em determinadas rotas e é dirigida a um nicho pequeno de passageiros, uma espécie de elite dos usuários de ônibus, que pode optar pelo transporte aéreo em épocas de guerra de tarifas e no resto do ano volta para o ônibus", explica Oliveira.

NOVATOS

Outra pesquisa, esta do Departamento de Aviação Civil (DAC), sobre o perfil de passageiros de avião, realizada em março deste ano, detectou um volume expressivo de novatos. O vôo de estréia desses passageiros começa geralmente nos aviões de empresas que fazem vôos fretados e cobram tarifas mais baratas.

Do universo de entrevistados que voavam em vôos fretados, 31% eram viajantes esporádicos. Destes, 14% viajavam de avião pela primeira vez. A mesma pesquisa feita com passageiros de vôos regulares revelou que 17% dos viajantes voavam esporadicamente. Destes, 4% estavam viajando pela primeira vez. O DAC ouviu 6 mil passageiros e a pesquisa tem uma margem de erro de 5%.

Os vôos noturnos e aqueles de algumas empresas de vôos fretados são os que mais atraem passageiros de ônibus. Dentre as empresas de vôos fretados, a mais atuante é a BRA. A empresa acaba de ganhar autorização para realizar vôos regulares, o que deverá começar a acontecer nos próximos 30 dias.

Mesmo quando registrada como empresa de charter, a BRA sempre operou como se regular fosse, vendendo bilhetes avulsos, desatrelados de pacotes turísticos. Comprando com antecedência de mais de um mês, é possível voar de São Paulo para o Rio de Janeiro por R$ 110,50, incluindo tarifa de embarque. O ônibus leito para o mesmo destino sai por R$ 79 pela Expresso Brasileiro.