Título: TAP desmente Jefferson e nega reunião com Valério
Autor: Jamil Chade e Jair Rattner
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2005, Nacional, p. A5

Pela primeira vez, a companhia aérea portuguesa TAP respondeu à denúncia do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de que Marcos Valério estaria envolvido na negociação para a compra da Varig pela TAP. Segundo a empresa, não houve nenhuma reunião da direção da empresa com o empresário. Jefferson ligou Valério à TAP por duas vezes. A primeira, numa entrevista ao jornal português Expresso, em 16 de julho. Ao jornal, Jefferson afirmou que "Valério esteve três ou quatro vezes com Antônio Mexia, em nome do ministro José Dirceu, para negociar a Varig."

Também disse que Valério estaria envolvido nas negociações para a compra da Varig pela TAP no depoimento que deu à CPI do Mensalão. "A solução para a dívida (do PT e PTB) passava pela compra da Varig pela TAP", disse ele quinta-feira.

Como conseqüência das afirmações de Jefferson, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apresentou requerimento pedindo esclarecimentos sobre o assunto. "Tenho informações que Marcos Valério se encontrou com Mexia a mando do governo brasileiro para tratar da venda da Varig à TAP e da transferência de contas do Instituto de Resseguros Brasileiro para o Banco Espírito Santo", justificou Sá ao Expresso.

Por causa dessas afirmações, o ex-ministro Antônio Mexia se prontificou a responder ao parlamento brasileiro. O ex-ministro negou as afirmações de Jefferson tanto numa reunião convocada pelo embaixador do Brasil em Lisboa, Paes de Andrade, quanto numa nota que foi divulgada em Portugal e no Brasil.