Título: Emprego formal cresce nos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Economia & Negócios, p. B6

Economia americana criou 207 mil vagas em julho, a maior expansão em três meses. Analistas esperavam 180 mil

WASHINGTON - A economia americana, excetuado o setor agrícola, criou 207 mil empregos em julho, a maior expansão em 3 meses, bem acima dos 180 mil esperados pelos analistas. O secretário do Tesouro, John Snow, afirmou que esse número indica que a economia dos Estados Unidos "está claramente se recuperando de modo firme", e que o juro básico possivelmente continuará a subir. A taxa de desemprego dos EUA manteve-se em 5%, o nível mais baixo desde setembro de 2001. "Esta boa notícia continuará a se repetir. Os fundamentos econômicos continuam fortíssimos", disse Snow. Indagado sobre a perspectiva do juro básico, devido à alta dos juros pagos pelos títulos do Tesouro americano, logo após a divulgação dos números do emprego, o secretário afirmou que provavelmente ele continuará subindo. "No passado, o juro básico sempre subiu quando a economia estava forte. Num momento favorável como este, espera-se claramente que isso ocorra".

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) elevou o juro básico em 0,25 ponto porcentual em suas últimas 9 reuniões. Hoje a taxa está em 3,25% ao ano. Os analistas acreditam que até dezembro ela chegará a 4%.

"O Fed vai continuar elevando o juro", comentou Robert MacIntosh, economista-chefe da Eaton Vance Management.

Alguns economistas acreditavam que o furacão Dennis prejudicaria o desempenho do mercado de trabalho depois de assolar a Flórida na metade de julho, mas aparentemente o impacto foi pequeno.

As empreiteiras abriram só 7 mil vagas no mês passado, mas o varejo criou 50 mil, o maior avanço desde abril de 2000. O setor de serviços também teve bom desempenho.

Em julho, o salário por hora subiu 0,4%, ou US$ 0,06, o maior aumento em 12 meses. Mas nesse mesmo período os salários subiram só 2,7%, indicando que eles não representam uma pressão inflacionária.

Ao mesmo tempo, o governo revisou para cima o número de vagas criadas em maio e junho, num total de 42 mil empregos. Assim, maio ficou com 126 mil vagas e junho com 166 mil.

CHINA

John Snow comentou a desistência da petrolífera chinesa CNOOC de comprar a americana Unocal, na semana passada. Ele não acredita que as relações entre EUA e China serão prejudicadas por causa disso. Os chineses disseram que desistiram do negócio devido à forte pressão política contra a aquisição.

"O importante é que temos uma relação comercial construtiva com a China e outros parceiros", disse o secretário. "Nós somos a economia mais aberta do mundo. É importante que outras economias grandes , outros parceiros comerciais, se abram e joguem de acordo com as regras do livre comércio".