Título: Bens de capital devem elevar o PIB
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Economia & Negócios, p. B3

Crescimento da produção em junho, de 4,2% ante maio, leva mercado a revisar para cima a previsão para o 2.º trimestre

RIO - No embalo da recuperação da indústria brasileira no final do primeiro semestre, a produção de bens de capital - termômetro dos investimentos, sobretudo máquinas e equipamentos voltados para infra-estrutura -, registrou elevação no ritmo de crescimento em junho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem, o setor expandiu 4,2% ante maio e 8,3% ante junho do ano passado, e os destaques no mês foram os subsetores de bens de capital para energia elétrica (41,5%) e para construção (27,3%). Na avaliação do coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, todos os dados de bens de capital mostram alguma aceleração no ritmo dos investimentos, sobretudo porque as importações de máquinas e equipamentos também estão crescendo. "Houve um avanço de bens de capital no segundo trimestre, tanto os voltados para dentro quanto para fora da indústria."

PIB

Os resultados positivos da produção industrial de junho levarão alguns analistas do mercado financeiro a revisarem para cima as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, cujos resultados finais serão divulgados pelo IBGE no próximo dia 31.

Guilherme Maia, da Tendências Consultoria, estimava a expansão ante o primeiro trimestre em 1%, mas já informou que vai rever para cima a previsão. Da mesma forma, a economista da Modal Asset Management, Carla de Castro Bernardes, que projetava 1,2%, também vai elevar a estimativa.

No Unibanco, a economista Giovanna Rocca também incrementará sua perspectiva de que o PIB crescerá 1% no segundo ante o primeiro trimestre.