Título: Discovery começa hoje viagem de volta à Terra
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Vida&, p. A21

Os astronautas do Discovery se preparam para voltar para casa. A previsão da Nasa era de que o ônibus espacial se soltasse nesta manhã, às 4h44 (horário de Brasília), da Estação Espacial Internacional (ISS) e começasse os procedimentos de reentrada na atmosfera terrestre, prevista para segunda-feira antes do amanhecer. Ontem, a tripulação teve um dia bastante cheio ao empacotar os últimos itens que precisam ser trazidos para a Terra, principalmente lixo acumulado de dois anos e meio, período em que os vôos espaciais americanos foram suspensos após o acidente do Columbia, em 2003 .

A Nasa assumiu que não há risco nulo para o retorno do Discovery, mas acredita que uma placa frouxa do sistema térmico da nave, vista perto da janela da comandante, não deve causar problemas. "Avaliamos o risco", disse anteontem o gerente da missão, Wayne Hale. "Colocamos o aparelho sob um microscópio. Vimos cada pequeno ponto e arranhão." Durante a missão, uma caminhada espacial foi realizada para que pedaços soltos de malha cerâmica fossem retiradas da barriga da nave, num procedimento inédito.

Ontem, o diretor da Nasa, Michael Griffin, afirmou que existe a possibilidade de lançar o ônibus Atlantis em 22 de setembro caso os engenheiros da agência encontrem uma solução adequada para as placas térmicas que se soltam do tanque de combustível durante o lançamento - a causa do desmantelamento do Columbia.

A data programada para o vôo do Atlantis era 9 de setembro, mas a Nasa a adiou após perceber que os milhões gastos no problema não o resolveram de forma satisfatória. "Se na próxima semana os caras (sic) receberem uma luz e disserem: 'OK, agora entendemos', e disserem que o próximo tanque não apresentará o problema, então seguiremos (o cronograma)."