Título: Fã de 92 anos encoraja o presidente: 'Vai dar tudo certo'
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que desde o agravamento da crise política tem buscado apoio junto aos movimentos populares - decidiu ontem reviver os áureos tempos de início de governo, quando dezenas de turistas se aglomeravam na entrada do Palácio da Alvorada para vê-lo e ele fazia questão de descer do carro e cumprimentá-los. Ontem, ao sair da Granja do Torto, onde mora desde outubro do ano passado, Lula mandou parar o carro para cumprimentar uma paulista de 92 anos, Lydia Queiroz Silva Carvalho, e sua filha, Ana Maria Carvalho, de 63 anos, que o aguardavam segurando bandeiras do Brasil. "Muita paz e muito amor. Vai dar tudo certo", disseram elas ao presidente, ao ser beijadas por ele. "Sou fã de Lula desde que ele apareceu na história do Brasil. Vê-lo foi um presente de aniversário", disse Lydia, que completou 92 anos dia 1.º de agosto e usava roupa vermelha (a cor do PT). Ao ser indagada se a crise e as denúncias não haviam mudado suas convicções, respondeu: "Isso é para denegrir o nosso país". Ela comentou que não votou em Lula porque estava fora do Brasil, mas acrescentou: "Nosso presidente é estimado no mundo todo e o brasileiro não corresponde".

"A senhora está passeando em Brasília?", perguntou Lula. "Vim ver o senhor. Um beijo para o senhor e sua mulher", respondeu Lydia. "Estou indo para São Paulo buscar minha mulher", disse Lula ao se despedir da fã, referindo-se à sua viagem, hoje, para passar o fim de semana em São Bernardo.

Durante os primeiros meses de 2003, assim que assumiu o Planalto, tanto na saída quanto na chegada do Palácio da Alvorada, Lula fazia questão de cumprimentar os turistas, tirar fotos e dar autógrafos.

Chegou a ganhar muitos presentes, como um mandacaru, e até deu voltas na mobilete de José Cândido, o Zé da Mobilete que, em março deste ano, já revoltado com o governo, tentou subir a rampa com a mesma moto, em sinal de protesto, e ateou fogo na bandeira do PT, em frente ao Planalto.