Título: Alencar diz que será leal ao governo, mas quer disputar um cargo em 2006
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2005, Nacional, p. A11

Em meio às incertezas políticas, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, avisou que alçará vôo próprio na eleição de 2006. A amigos próximos disse que manterá a lealdade a Lula até o último dia do mandato, mas nada de repetir a dobradinha vitoriosa com o PT. Alencar pretende concorrer ao Senado, à Presidência, à Câmara, ou ao governo de Minas, nesta ordem de preferência. "Tudo pode acontecer." Só não cogita a hipótese participar de qualquer conspiração contra o presidente. "Nunca fui irresponsável nem dei prejuízo a ninguém, só peço uma boa gestão na política econômica."

O vice, que disputou uma queda-de-braço com a equipe econômica nos últimos meses para reajustar o salário dos militares, espera agora que Lula encontre um nome para chefiar a Defesa. Alencar comanda a pasta desde a demissão, em novembro, de José Viegas. "Você disse que era para eu ficar só alguns dias, e olha quanto tempo estou no ministério", se queixou ele a Lula sexta-feira.

O vice ressaltou, a um grupo de deputados, que nunca autorizou ninguém a falar por ele no Congresso. "Sou fiel ao presidente até debaixo d'água", afirmou. "Estou na Vice-Presidência graças ao Lula, ninguém votou no 22, votou no 13", disse, referindo-se aos números do PL e do PT. Ele, no entanto, não esconde a insatisfação com a equipe econômica e outros integrantes ou ex-membros do governo, mas sem citar nomes. "As idéias de mudanças econômicas não entram no Planalto. E a honradez, bem... é esse negócio que está acontecendo."

Numa entrevista à IstoÉ Dinheiro em maio, Alencar já havia dito que poderia concorrer às eleições de 2006. Nas últimas conversas chegou a brincar: "Tenho 73 anos, o que posso querer mais? O máximo é disputar umas quatro eleições."