Título: Recorde de inscrições adia Enem para 25 de setembro
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2005, Vida&, p. A15

O recorde de inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste ano - serão quase 3 milhões de participantes - fez que o Ministério de Educação (MEC) adiasse a data da prova. Ela será realizada em 25 de setembro, em vez de 28 de agosto. O balanço das inscrições, ainda não finalizado, foi anunciado ontem pelo ministro Fernando Haddad. O aumento foi atribuído ao ProUni, programa do governo federal que dá bolsas em universidades particulares e exige a participação no Enem. O MEC contabilizou até agora pouco mais de 2,97 milhões de candidatos. Do total de inscritos, 1,87 já concluíram a escola e outro 1 milhão está ainda cursando o ensino médio. Em 2004, cerca de 1,5 milhão fizeram o Enem.

"Não houve falhas. O adiamento foi determinado para garantir a segurança da prova e rever a logística", disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco. Ele afirma que o Enem envolve a participação de mais de 1.500 pessoas.

O restante do calendário será mantido. Os resultados serão divulgados em 30 de outubro. "Se isso acontecer, talvez não haja problemas", diz o diretor da Fuvest, Roberto Costa. A entidade havia informado que poderia não usar as notas do Enem no seu vestibular se o cronograma fosse mudado. As informações por carta serão entregues até 16 de novembro.

A partir do dia 15, o Inep inicia a distribuição do kit Enem (cartão de confirmação de inscrição e questionário socioeconômico, para ser devolvido no dia do exame).