Título: Portugal Telecom estuda processar Jefferson
Autor: Jair Rattner e Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Nacional, p. A11

A Portugal Telecom estuda abrir um processo contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que envolveu a empresa no escândalo brasileiro do mensalão. O deputado informou à CPI dos Correios que a Portugal Telecom havia mantido reuniões com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Segundo Jefferson, a empresa estaria de alguma forma envolvida na arrecadação de recursos. A Portugal Telecom nega envolvimento, ainda que reconheça ter tido reuniões com Marcos Valério. "Não há nada decidido (sobre abertura de processo), mas estamos ponderando e avaliando essa situação", afirmou a assessoria de imprensa da Portugal Telecom.

Em entrevista publicada ontem no diário português Jornal de Negócios, o presidente da empresa, Miguel Horta e Costa, disse não querer se precipitar, mas não descarta nenhuma opção, inclusive acionar Jefferson judicialmente.

Horta e Costa afirmou que a empresa está pronta para dar esclarecimentos às autoridades brasileiras, mas que não é dela o "ônus da prova". "Estamos falando de uma coisa que não tem qualquer sustentação", destacou.

O presidente da Portugal Telecom disse que falou com Valério por ser um "grande empresário de Minas Gerais". "As pessoas não podem falar umas com as outras?", perguntou. Ele voltou a afirmar que o motivo da conversa teria sido a Telemig e classificou Valério como "um empresário com algum peso e relações". "Da minha parte, tinha o interesse em criar uma boa relação com o tecido empresarial", contou.

Ações

Apesar de estar no centro das atenções, a Portugal Telecom teve suas ações valorizadas ontem tanto na Bolsa de Lisboa como na Bolsa de Nova York. Ontem, as ações fecharam em alta de 1,1%.

"Estamos operando normalmente", informou a empresa.