Título: Presidente da Leão Leão incrimina grupo de Buratti
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Nacional, p. A12

O presidente do Grupo Leão Leão, Luiz Cláudio Leão, depôs ontem, em Ribeirão Preto, no inquérito que investiga formação de quadrilha em licitações do lixo em vários municípios paulistas e, segundo o delegado seccional Benedito Antônio Valencise, o empresário teria constatado, pelas informações divulgadas na imprensa, que seus ex-diretores teriam cometido irregularidades. "Ele forneceu todas as respostas, algumas até comprometedoras em relação ao grupo que está sendo investigado e aos fatos que estão sendo apurados", comentou Valencise. "Não agravou, mas determinou com maior intensidade o envolvimento de outras pessoas, isso é indiscutível", emendou ele. "Se ficar comprovado que algum funcionário praticou ato ilícito, ele (ex-diretor) vai responder por isso", informou o advogado de Leão, Edson Junji Torihara.

Entre os ex-diretores da Leão Leão estão o advogado Rogério Tadeu Buratti (também ex-secretário de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto entre 1993 e 1994) e Wilney Barquete Santos (ex-presidente da Cohab entre 2001 e 2002). Outros dois investigados são Marcelo Franzine e Fernando Fischer.

Todos se demitiram no ano passado, após seus nomes surgirem em escândalos. Buratti saiu em abril, quando surgiu a informação de que ele estaria intermediando a renovação de contratos de loterias da Gtech com a Caixa Econômica Federal e cobraria por isso R$ 6 milhões de propina. Os outros três saíram em setembro, após escutas telefônicas autorizadas pela Justiça indicarem fraudes em licitações do lixo.

"De acordo com o que existe no inquérito e com suas afirmações, Leão acentuou e deixou bem claro que as pessoas pediram rescisão ou sairiam efetivamente da empresa em decorrência de problemas", explicou o delegado.

Valencise não pôde indiciar Leão já que o juiz da 3.ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, Paulo César Gentile, concedeu anteontem liminar em habeas-corpus impedindo tal procedimento.