Título: Direção do PT deve decidir hoje pela suspensão de Delúbio Soares
Autor: Guilherme Evelin e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Nacional, p. A14

O Diretório Nacional do PT deve aprovar hoje a suspensão sumária do ex-tesoureiro Delúbio Soares. O afastamento vai vigorar até a conclusão do processo contra ele na Comissão de Ética da legenda, que tem prazo até 19 de setembro para emitir um parecer a ser votado em nova reunião do diretório. Há quem defenda a expulsão imediata, a exemplo do segundo vice-presidente Valter Pomar, mas o estatuto do partido não prevê essa hipótese sem a notificação prévia pela executiva e a apresentação de defesa.

Pomar alega, porém, que o desligamento imediato é possível porque "não há controvérsia" sobre as ilegalidades cometidas pelo ex-tesoureiro. As medidas de depuração interna do partido diante da maior crise de sua história devem dominar o encontro de hoje, ao lado da discussão sobre o adiamento ou manutenção do Processo de Eleições Diretas (PED). O presidente do PT, Tarso Genro, reiterou ontem ser a favor do afastamento imediato de Delúbio. Na reunião preparatória do Campo Majoritário, tendência moderada que comanda o partido, cobrou também punições para os petistas que alegam ter recebido dinheiro de Valério apenas para despesas de campanha.

Mas a linha dura da nova direção petista causa mal-estar no Campo, ao qual estão filiados os principais personagens do escândalo. A proposta de Tarso de obrigar os diretórios estaduais que tenham usado caixa 2 a regularizar suas contas foi rejeitada pela maioria dos integrantes da tendência. O grupo vai defender que cada diretório decida como proceder. Mesmo enfrentando resistências, o presidente do PT disse que não abrirá mão de pressionar para que o partido assuma publicamente seus erros. "Fique à vontade quem quiser me apoiar ou não", afirmou, segundo relatos, referindo-se à sua candidatura à reeleição, representando o próprio Campo.

O grupo mais resistente à "refundação do PT" defendida por Tarso é ligado ao ex-ministro José Dirceu. Eles tentariam ainda ontem convencer Delúbio a tomar a iniciativa de pedir o afastamento temporário para evitar uma punição do diretório. Esse embate interno desarticulou o Campo. O grupo fez ontem uma de suas reuniões mais esvaziadas desde a sua formação e chega para o encontro do Diretório Nacional sem posição fechada - nem sobre o adiamento do PED. Uma comissão do Campo vai negociar com outras tendências uma prorrogação de 20 dias, mas só apresentará a proposta no Diretório se entender que pode vencer.

Outro sinal da desarticulação do Campo foi o afastamento ontem do presidente da Comissão de Ética do partido, Danilo de Camargo, alegando falta de respaldo político. A executiva havia mantido Camargo no posto, mas por apenas um voto. Os principais dirigentes, Tarso Genro, o secretário-geral Ricardo Berzoini e o tesoureiro José Pimentel se abstiveram de votar e Camargo preferiu sair. Ele havia participado de reunião com o deputado José Nobre Guimarães, irmão do ex-presidente José Genoino, a respeito da prisão de José Adalberto da Silva, flagrado com quase R$ 500 mil. Guimarães recebeu dinheiro das contas de Valério. O depoimento de Delúbio, marcado para amanhã, pode ser adiado.