Título: Irã rejeita proposta nuclear européia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2005, Nacional, p. A17

O Irã rejeitou ontem categoricamente propostas apresentadas pela União Européia (UE) para demovê-lo de levar adiante seu programa nuclear, classificado de militar pelos Estados Unidos. "As ofertas apresentadas pelos europeus são inaceitáveis", reagiu Hosein Musaviam, um dos chefes da delegação iraniana que negocia um acordo com os governos da Grã-Bretanha, França e Alemanha. "Elas (as propostas) são uma violação de tudo o que já foi acordado entre as partes", acrescentou Musavian. Ele confirmou, em seguida, a decisão de reativar a usina nuclear de Isfahan (centro do Irã), para reprocessamento de urânio.

"O retomada dos trabalhos é irreversível", insistiu.

Pouco antes das declarações do negociador iraniano, o porta-voz da chancelaria iraniana, Hamid Reza Assefi, afirmara claramente que as propostas européias, reunidas num documento de 30 páginas, seriam "objeto de estudo" do governo iraniano. "Vamos levar um dia ou dois para examinar isto e depois daremos uma resposta", disse em entrevista à rede de televisão estatal iraniana.

No documento entregue às autoridades iranianas, Londres, Paris e Berlim reafirmam o direito do Irã à utilização pacífica da energia nuclear como estabelece o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

"Mas pedimos também claramente ao Irã um programa nuclear civil, que respeite as normas internacionais e forneça provas disso", revelou Cecile Pozzo di Borgo, porta-voz da chancelaria francesa. "Se cumprirem, podem prosseguir..."

Um alto funcionário da Agência Internacional de Energia Atômica adiantou que a proposta européia veta a possibilidade de o Irã enriquecer urânio ou processar plutônio - componentes fundamentais da bomba atômica.

Os Estados Unidos apresseram-se ontem em dar todo apoio à proposta - apontada como última chance dada a Teerã antes de levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU para votação de sanções.