Título: 'Tenho esperança de que seja um processo purificador para a vida política'
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2005, Nacional, p. A11

PRINCIPAIS TRECHOS DA CARTA DE LULA

REFERÊNCIA: "Quero desejar pleno êxito a esta assembléia. Como em tantas oportunidades, as decisões e orientações da assembléia da CNBB têm sido referência fundamental para a formação espiritual, ética e política do povo." PLENA NOÇÃO: "Esta assembléia ocorre num momento muito particular de nosso país, em que uma crise política nos atinge fortemente. Tenho plena noção da gravidade do processo que estamos vivendo e de como ele precisa ser superado para que o País retome sua vida normal de desenvolvimento e inclusão social."

RIGOR: "Reafirmo que minha determinação tem sido no sentido de que todos os erros e desvios devem ser apurados e punidos, doa a quem doer. Naquilo que é função do Executivo, todo o rigor de combate a qualquer tipo de corrupção deve ter continuidade. Nunca na história a Polícia Federal teve atuação tão incisiva, assim como a Controladoria da União. Espero que os processos nas demais esferas de poder tenham um desfecho breve, maduro e conseqüente."

PURIFICAÇÃO: "Tenho a esperança de que este seja um processo purificador para a vida política do País e para a afirmação dos princípios democráticos e dos valores republicanos. Tenho a consciência de que não podemos frustrar as expectativas de nossa gente, particularmente dos mais pobres."

VIAGENS: "Tenho envidado todos os esforços para que a crise política não paralise nosso governo. O que tem sido interpretado, muitas vezes maldosamente como antecipação de campanha eleitoral é justamente um empenho do governo para sinalizar à sociedade que o País continua crescendo e deve continuar a se desenvolver de forma sustentável. Nesta perspectiva, continuarei a andar pelo País, celebrando como vitória do povo as muitas ações do governo que, tendo sido planejadas e cultivadas, agora começam a render frutos."

TRABALHO: "Quero assegurar que, se a crise me entristece, ela de maneira alguma abate meu ânimo e minha disposição de trabalhar e governar. Quem já passou por tantas dificuldades como eu não tem direito de se abater. E Deus não tem me faltado."

RESULTADOS: "Dentre tudo que conseguimos realizar, dois aspectos me trazem especial alegria: o crescimento do número de empregos formais, que atingiu a casa dos 3,135 milhões (...), e a implementação sustentada das políticas sociais. Só menciono os dois avanços como sinal do nosso compromisso com a superação dos graves desequilíbrios sociais."