Título: Cresce participação de mercado da Schincariol
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2005, Economia & Negócios, p. B15

As denúncias de sonegação fiscal e a operação Cevada, da Polícia Federal, há um mês, não afetaram as vendas de cerveja do Grupo Schincariol. Ao contrário, o conglomerado sediado em Itu registrou ligeiro crescimento nas vendas, contabilizando participação de mercado de 13,3% em julho - era de 12,9% em junho e de 12,7% em maio. Num mercado em que cada ponto porcentual equivale a vendas de R$ 100 milhões, o resultado do grupo não é desprezível. O resultado reflete a decisão da empresa, segundo um executivo, de continuar investindo em marketing. Também está mantido o patrocínio da Fórmula 1 no Brasil, com corrida prevista para o dia 25 de setembro. "Nada mudou nas ações da empresa, vamos continuar trabalhando para manter o mercado", disse a fonte.

Os números aferidos pelo Instituto ACNielsen, em julho, mostram que a canadense Molson, dona das marcas Kaiser e Bavaria, depois de ensair uma ligeira recuperação de maio para junho, de 8,7% para 8,8%, voltou a cair para 8,5%. É a fatia que tinha a cerveja Bavaria, quando esta a comprou da AmBev, em 2000. Já a Kaiser chegou a ter 14% de mercado. Os executivos da empresa no País, comandada por Fernando Tigre, continuam lutando para recuperar mercado.

Já a AmBev, líder de mercado e dona de marcas como Skol, Brahma e Antarctica, registrou participação de 68,1% em julho, ligeiramente acima dos 67,9% de junho, mas ainda abaixo dos 68,3% de maio.

A performance do Grupo Schincariol chegou a surpreender analistas desse mercado, que achavam que a marca seria contaminada pelos episódios envolvendo a sonegação fiscal. Os próprios concorrentes acompanharam atentamente esse desempenho nos últimos 2 meses.

Sem fazer estardalhaço, o Grupo Schincariol também está mantendo o cronograma de investimentos e deve inaugurar em dois meses uma nova fábrica na cidade paraense de Benevides, dentro da estratégia de garantir a presença na região Norte. Também está mantida a entrada em operação de uma fábrica no Mato Grosso do Sul no início do próximo ano.