Título: Gradiente compra a Philco para avançar em televisores e DVDs
Autor: Daniel Hessel Teich,Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2005, Economia & Negócios, p. B14

Acordo, por valor não revelado, surpreendeu o mercado, já que a compradora vem registrando prejuízos

A Gradiente, uma das principais empresas brasileiras de eletroeletrônicos, anunciou ontem um acordo para a compra da divisão Philco, que pertence à Itautec, empresa de tecnologia do grupo Itaú. A aquisição envolverá a fábrica de televisores, monitores, DVDs e aparelhos de áudio que a Philco tem em Manaus. O processo deverá ser concluído em 45 dias, quando se encerrar a auditoria que as duas empresas farão no negócio. Nenhuma das duas empresas divulgou o valor da transação. A marca Philco, um verdadeiro patrimônio da história da televisão no Brasil, deverá ser mantida pela Gradiente. "A compra da Philco vai permitir que a Gradiente consolide sua posição de líder no mercado brasileiro e com plenas condições de competir no mercado internacional", afirmou o presidente da empresa, Eugênio Staub, em nota distribuída à imprensa. Com a aquisição, a Gradiente espera alavancar suas linha de televisores - em especial os aparelhos de plasma e cristal líquido - e DVDs. Há controvérsias quanto à real posição das empresas no mercado nacional de eletrônicos, mas a Gradiente acredita que, com a aquisição, terá condições de se colocar entre os três maiores fabricantes de TV do Brasil. A liderança hoje é disputada entre Philips, Semp Toshiba e LG, mas a colocação de cada empresa no ranking varia de acordo com a fonte de pesquisa. Segundo algumas estimativas, as duas empresas terão 17,9% do mercado e com isso ocuparão a terceira posição. Outra pesquisa, no entanto, diz que a participação de ambas não chegará a 10%.

A aquisição da Philco pela Gradiente tomou o mercado e próprios funcionários das empresas de surpresa. Não é segredo que, há pelo menos dois anos, a Itautec queria se livrar da divisão de televisores e áudio para se dedicar unicamente à informática, seu ponto forte. Poucos apostavam, no entanto, na Gradiente como um comprador potencial para a Philco.

Um dos motivos são os sucessivos prejuízos que o grupo apresentou recentemente. Em 2003 foram R$ 180 milhões. No ano passado, a situação melhorou e as perdas ficaram em R$ 20 milhões. Recentemente, a Gradiente resolveu turbinar as vendas de produtos de vídeo e lançou uma nova campanha publicitária para promover um novo modelo de home theater.

Os concorrentes estranharam que empresas que não apresentam os melhores resultados do mercado se juntem para conquistar participação. Ambas se apóiam no bom desempenho de 2004 para justificar a aposta ousada.

Ricardo Setúbal, vice-presidente da Itautec, garantiu em entrevista à Agência Estado que a venda não foi motivada pelo desempenho da Philco, "que vem dando bons resultados nos últimos anos". No primeiro semestre, o faturamento da divisão de televisores, DVDs e áudio foi de R$ 302 milhões, representando cerca de 34% do movimento total da Itautec, que somou R$ 869,5 milhões no período. "A Itautec estava muito dispersa, com atuação em muitas atividades. Decidimos nos restringir onde nos diferenciamos e onde temos maior vantagem competitiva", disse.

Com a venda, a Itautec irá restringir sua atuação a três áreas: automação comercial e bancária, serviços (assistência técnica e terceirização) e informática (PCs e notebooks) . Setúbal informou que outras empresas estavam interessadas na Philco, mas a Gradiente acabou fechando o negócio.