Título: Grupo canadense vai investir US$ 1,1 bi até 2011
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2005, Economia & Negócios, p. B5

BRASÍLIA - Animado pela alta dos preços de matérias-primas no cenário mundial, como o minério de ferro, aço e outros metais, o grupo canadense Canico Resource anunciou ontem que pretende investir, até 2011, US$ 1,1 bilhão em produção de ferro-níquel, utilizado pelas usinas de aço inoxidável. O diretor-presidente da Mineração Onça Puma, empresa brasileira subsidiária da canadense, Julio Carvalho, apresentou ao secretário de Minas e Metalurgia do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, os detalhes do projeto. O grupo vai implantar no sul do Pará, onde a empresa tem direitos de pesquisa e exploração mineral, uma usina siderúrgica para transformação de níquel em ferro-níquel. Toda a produção será destinada à exportação.

Apesar do atual agravamento da crise política no País e dos problemas de regulamentação no setor de energia e mineração, Carvalho afirmou que os investidores avaliam que o negócio vale a pena. "Alguns aspectos de regulação eram sabidos e investimentos de longo prazo não podem ser decididos a partir de um cenário momentâneo de crise (política). Por isso, a avaliação é de que o retorno da usina vale o esforço de sempre conversar com as autoridades para resolver eventuais obstáculos", disse o executivo.

Além disso, o projeto terá os incentivos da Medida Provisória 252, a "MP do Bem". A MP prevê desoneração de impostos na compra de equipamentos que serão usados em novos empreendimentos em que mais de 80% da produção for destinada ao mercado externo. "Isso foi, sem dúvida, um grande benefício", disse Carvalho.