Título: No ritmo de faixas, promessas, discursos, beijos e lanche grátis
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2005, Nacional, p. A6

Quem viu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, na capital e no interior do Tocantins, não tinha dúvidas - era um candidato em franca campanha para arrebanhar votos dos grotões. Nos cinco eventos, em quatro cidades, ele foi sempre recebido por públicos preparados para ouvi-lo e aplaudi-lo. Bom de palanque e de gogó, Lula não renegou sua especialidade maior: usou seu carisma e depois correu para o abraço. Já em Palmas, no primeiro evento, Lula se sentiu em casa. Mal terminou o discurso, pulou do palanque e caiu nos braços de um grupo de pessoas que usavam camisetas de cor laranja com a inscrição "100% Lula", justo as que tinham puxado os mais entusiasmados aplausos a seu discurso. Distribuiu afagos, abraços, beijos e autógrafos.

A preparação ajudava. Palmas amanheceu ontem cheia de faixas de saudação ao presidente. Uma trazia um recado objetivo: "Apoiamos o presidente Lula"; outra confortava: "Presidente Lula: é com coragem que venceremos nossa luta".

A prefeitura, do PT, e o governo estadual, do PMDB, se esfalfaram para aquecer a recepção. Na véspera, uma bateria de anúncios coalhou as TVs e rádios da cidade, convocando o povo para ver Lula. O Estado e a prefeitura decretaram ponto facultativo pela manhã.

Dezenas de ônibus ofereciam transporte gratuito nos bairros a pessoas dispostas a ver o presidente. Seis mil lanches e refrigerantes foram distribuídos, além de camisetas.

Em Gurupi, no fim da tarde, ainda sob sol forte, Lula deu um show. Fez discurso num tablado montado na estrada Belém-Brasília, usando o som de um trio elétrico. Como se estivesse num programa de auditório, Lula pediu palmas para o prefeito tucano de Gurupi, João Cruz, e rasgou elogios ao governador Marcelo Miranda. No início do governo o presidente afirmara que não queria conversa com dois governadores: Joaquim Roriz (DF) e Miranda.