Título: 'Prefiro perder voto a perder a vergonha'
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2005, Nacional, p. A6

Em um discurso inflamado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não vai assumir compromissos que não possa cumprir e que prefere "perder voto do que perder a vergonha". O recado, aparentemente dirigido a pedidos feitos por autoridades que o antecederam e a faixas estendidas pela platéia de 4 mil pessoas, foi, antes disso, entendido como um posicionamento ante a crise e um engajamento público com a prática política ética. "Obviamente que, para fazer isso, vai precisar muitos anos", disse Lula. "Por honestidade, eu não poderia chegar aqui para receber aplausos de vocês e dizer: eu vou fazer isso, vou fazer isso. Não é verdade", admitiu o presidente, na parte improvisada - e inflamada - de seu discurso de meia hora, sob um calor de quase 40 graus.

Lula mostrou bom humor: "O presidente da República parece papa. Toda vez que ele chega, o padre pede uma bênção a mais", disse. Dessa vez Lula escapou de protestos. "Estudante aqui é chapa-branca", explicou Vinícius Pires, de 21 anos, estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins e integrante de um grupo que mostrava o rosto pintado, portava faixas pedindo "reforma política já" e se dizia "indignado com o uso de verba pública em campanha".

Mas o povo também mandou seus recados. Não apupou Lula, mas dedicou sonora vaia ao presidente do PT, Tarso Genro, que nem presente estava - apenas fora citado no discurso. O prefeito petista de Palmas, Raul Filho, também ganhou vaias, assim como senadores e deputados ligados ao ex-governador Siqueira Campos.

Outros gritos de manifestantes que podiam ser ouvidos eram de estudantes da Escola Técnica do Estado, que queriam que o órgão fosse transformado em Centro Tecnológico. "Tem dinheiro pro mensalão, mas não tem pra educação", berravam. "É plenamente possível levar em conta a questão da escola técnica. Isso vai ser estudado com carinho, agora, eu não posso fazer promessa", disse Lula.