Título: Ex-ministro procurou setor de teles em Portugal
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2005, Nacional, p. A11

Ainda na condição de ministro da Casa Civil, o deputado José Dirceu (PT-SP) pediu em junho, na sua última passagem por Lisboa, um encontro com o ministro português responsável pela área de telecomunicações. O governo de Portugal confirmou ontem ao Estado que Dirceu queria se reunir com o ministro de Obras Púbicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, que substituiu Antônio Mexia no cargo após as eleições de fevereiro. Mexia foi o ministro que recebeu o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, no ano passado, apresentado pelo presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa. Mexia chegou a declarar ao jornal português Expresso que o empresário mineiro teria se apresentado como "consultor" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ministério de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o pedido de Dirceu não foi atendido. "O tal encontro não se chegou a realizar", afirmou a assessoria de imprensa do ministro. O governo português não informou, porém, qual seria a agenda da reunião nem o motivo que impossibilitou o encontro.

O então ministro Dirceu esteve na capital portuguesa nos dias 7 e 8 de junho, quando se reuniu com empresários e políticos. Na semana passada, porém, o embaixador do Brasil na capital portuguesa, Antônio Paes de Andrade, garantia, em conversas com jornalistas, que Dirceu havia passado por Lisboa apenas para "reuniões acadêmicas com intelectuais de esquerda".

Apesar de reconhecer o pedido de José Dirceu, o gabinete de Mário Lino nega que Marcos Valério tenha feito qualquer solicitação de encontro com o novo ministro.