Título: 'Marcos errou, mas é humano', diz Renilda
Autor: Vannildo Mendes e Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2005, Nacional, p. A12

Quando Marcos Valério liga para o celular da mulher, Renilda Santiago, aparece no visor de chamadas a palavra benzinho. "A gente só se trata assim. Tudo bem, ele errou...Mas é humano, é de carne e osso", conta. Casada com Valério desde que ele tinha cabelos longos, ela impressionou pela beleza e pela quantidade de vezes em que usou a expressão "não sei" no depoimento à CPI dos Correios. Chamada por ser sócia de Valério numa agência, ela pouco ajudou a CPI. Mas deu cores e cara de pai de família ao sujeito conhecido como o "carequinha do mensalão". Segundo o Ibope, 366 mil pessoas acompanharam seu depoimento - foram 352 mil no do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Renilda falou ao Estado com a condição de não aparecer em fotos. "Nem posso mais andar na rua. Para sair, faço um penteado que, segundo minha filha, me deixa com cara de pamonha e coloco óculos escuros." Ela disse que o marido errou feio, mas já admitiu sua culpa, e cobrou o mesmo do ex-ministro José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do ex- presidente do PT José Genoino. "Meu marido não pode pagar sozinho."

O que a senhora viu em Valério?

Eu conheço Marcos há 26 anos. A gente era colega de colégio, morava perto e se via sempre. Ele era bem simpático. E usava cabelo grande, viu? O Marcos é sensível, apesar de não transparecer. É muito humano. E em casa é um paizão. Ele gosta muito de ajudar os outros. Tanto gosta que se estrepou, né?

É verdade que a senhora colocou Valério para dormir no sofá?

As pessoas estão falando qualquer coisa. Mas não é verdade que foi parar no sofá. E olha que tomei um susto com esse maremoto na minha vida. Eu só sabia do primeiro empréstimo, o que para mim já foi um terror. Ele dizia que tinha aval deles, que não ia dar problema e não podia ter negado. Eu negaria. Marcos não se beneficiou de todos os políticos que ganharam dinheiro. É o que o Jefferson falou: "O carequinha foi usado." Ele foi ingênuo de acreditar, não soube negar. Mas quando conversei com ele vi que, se não tivesse feito, qualquer agência ia fazer. Marcos achou que poderia ser prejudicado se não aceitasse.

Valério foi deixado sozinho?

No primeiro depoimento, omitiu coisas. Por um cuidado com um homem que ele considerava um amigo. O depoimento com o qual concordo foi o desta semana, ele deu nome aos bois. Antes, esperou que as pessoas se pronunciassem. Silvio falou, Delúbio falou e Dirceu falou. E nada disso veio. Eles estão querendo deixar o cadáver no colo do Marcos. Meu marido tem o erro dele. Mas o País tem de saber que ele não errou sozinho. A pedido deles, fez empréstimos para caixa 2 de políticos. Não pode ter sido mensalão, porque não há regularidade nos saques. O sujeito foi lá, ganhou 50 mil, e nunca mais ganhou. É tudo caixa 2. Ele confiou no Delúbio porque sabia que pessoas de nível superior ao dele no PT e no governo sabiam tudo. Estou falando do Dirceu, do Genoino. Quando soube do primeiro empréstimo, Marcos me disse para ficar calma porque o Dirceu sabia. Ele tinha confiança nele. Acho que cada pessoa envolvida precisa assumir. Gostei do Marcos assumindo e pedindo desculpas. Todos os outros tinham de ter essa dignidade. De ser humilde e reconhecer que teve um erro. O Delúbio precisa assumir. O presidente Lula, não sei se sabia. O Marcos não o conhece, nunca falou com ele.

A sra. falou que não sabia de nada porque é uma dona de casa comum.

Eu não sabia. Eu nem ia na agência. O Marcos não levava sócios nem políticos em casa. Mas hoje me arrependo de não ter entrado mais na empresa. Agora vou querer mais participação. E uma coisa garanto: ele nunca mais vai se meter com políticos.

Como está a vida da sua família?

Estou sendo seguida e acho que estou grampeada. Minha filha foi hostilizada na escola. Disseram que o pai dela era ladrão, safado. Ela me pergunta todos os dias quando isso vai acabar.

O que a senhora acha da Fernanda Karina (ex-secretária de Valério)?

Não morro de amores por ela. Tenho dó dela, pelo que ela fez. Acho que foi leviana e muito hostil ao falar sem provas. Ela gosta de poder. Viu no Marcos uma forma de chegar a pessoas influentes, mas foi demitida. Disse que falou pelo País, mas agora fica dizendo que vai se candidatar e inventando que recebeu convites da Playboy. Aqui na cidade fica dando autógrafos na rua. Mas não guardo rancor.