Título: Cientistas buscam desvendar mistério inca
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Vida&, p. A22

WASHINGTON - Um dos maiores mistérios ainda existentes sobre a civilização inca fica mais próximo de ser resolvido com um estudo publicado hoje na revista Science (www.sciencemag.org). Dois pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, propõem uma interpretação para os quipos, grupos de cordas com nós que eram usados para transmitir informações - de que forma, ninguém sabe com certeza. Apesar do poder dos incas, eles não usavam a escrita alfabética, mas uma "escrita tridimensional" na forma dos quipos. Interpretá-los é entender como o conhecimento era passado e como seu império, destruído pelos espanhóis, era organizado.

Gary Urton e Carrie Brezine construíram um modelo de computador para processar a seqüência de nós, cores e tamanhos de 21 quipos, divididos em três conjuntos, achados na cidade peruana de Puruchuco, a 11 quilômetros de Lima. O padrão identificado indica que um dos conjuntos armazena dados regionais, enquanto os outros dois seriam usados para reportar atividades locais a uma autoridade ou receber mensagens.

"Sugerimos que qualquer quipo passado dentro do sistema administrativo do Estado, com um arranjo inicial de três seqüências com oito nós, seria imediatamente reconhecido pelos administradores incas como um registro ligado ao palácio de Puruchuco", dizem os pesquisadores. "Podemos ver como a informação se movimentava." Urton afirma que, pela primeira vez, os nós podem ser ligados a nomes de lugares, como Puruchuco.